AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

Conteúdo criado em 01/11/2023 às 11:31h
Última atualização em 20/03/2024 às 15:01h

A Avaliação de Desempenho é uma ferramenta cujo objetivo é acompanhar o desenvolvimento funcional com foco nos resultados obtidos no trabalho. Ela é obrigatória a todos os servidores e servidoras atuantes na Administração Direta, sejam eles efetivos, admitidos ou comissionados. Não se aplica somente aos Secretários, Secretários Adjuntos e Executivos, Superintendentes, Prefeitos Regionais e Chefes de Gabinete, bem como os contratados por tempo determinado. 

Em 2023, a Avaliação de Desempenho ocorre de maneira online para 100% da Prefeitura pela primeira vez. A implantação foi feita de forma escalonada, ano a ano, e agora já está finalizada. Ela é acessível por meio da Área Privada do Servidor, no mesmo sítio em que é disponibilizado o holerite eletrônico. Caso tenha dificuldade com a senha, acione o campo "esqueceu sua senha?". O sistema encaminha imediatamente uma mensagem ao e-mail funcional com instruções para a redefinição da senha. Caso não receba o e-mail ou o problema persista, será necessário recorrer à Unidade de Recursos Humanos da Secretaria ou Subprefeitura de alocação para reiniciar.  

O preenchimento é bastante intuitivo, mas caso você tenha dúvidas, pode assistir aos vídeos feitos especificamente para orientação. Clique nas capinhas ou nos link de seu interesse. 

| CLIC PARA FAZER A AVALIAÇÃO

Veja os TUTORIAIS CLIC sobre Avaliação de Desempenho 

  • NÍVEL FUNCIONAL

| Conhecendo o Portal
| Avaliando o gestor

| Avaliação pelo gestor

 

  • NÍVEL GERENCIAL

| Conhecendo o Portal
| Avaliando o gestor
| Avaliando a equipe
| Avaliação institucional
| Avaliação pelo gestor
| Instrumental da equipe
| Média da equipe
| Relatório de avaliação

 

| Saiba mais:  Lei Municipal 13.748/2004 e Decreto 45.090/2004.

A Avaliação de Desempenho considera um ciclo que se inicia em 1º de janeiro e termina em 31 de dezembro, composto por 5 etapas:  

  1. Compromisso Coletivo: Momento em que a equipe e o gestor se reúnem para discutir e elaborar o Plano de Trabalho. O Plano de Trabalho é composto por um conjunto de ações, correspondentes a projetos ou processos, seguindo uma estrutura específica. A equipe deve eleger as ações a serem executadas e as metas a serem alcançadas no ciclo de Avaliação de Desempenho. 
  2. Compromisso Individual: Momento em que o gestor e cada servidor alinham suas expectativas e compromissos.  
  3. Acompanhamento do Desempenho: É o acompanhamento individual e coletivo, sob orientação e supervisão do gestor, dos trabalhos desenvolvidos ao longo do ciclo. É importante que sejam dados feedbacks aos membros da equipe ao longo do acompanhamento. 
  4. Avaliação Parcial do Resultado do Trabalho: Momento de eventuais correções mediante verificação do andamento do compromisso assumido anteriormente e realização de adequações, se necessárias. 
  5. Aplicações dos Instrumentais: de outubro a dezembro, os servidores envolvidos no processo preenchem os Instrumentais de Avaliação de Desempenho (IAD’s).  

Com os instrumentais preenchidos, passa-se a totalização das Dimensões Individual e Institucional. Ao final, os resultados são divulgados no Diário Oficial e repassados aos servidores na Área Privada e em comunicados institucionais. 

Ela é feita com a aplicação dos Instrumentais de Avaliação de Desempenho (IAD’s).  
A Dimensão Individual é composta por fatores aos quais se atribui uma pontuação. Ao final, poderá corresponder a um máximo de 600 pontos.  
A Dimensão Institucional, composta dos Resultados do Plano de Trabalho/Metas, a Avaliação do Trabalho em Equipe, a Avaliação dos Usuários dos Serviços Públicos e a Avaliação das Condições de Trabalho, corresponderá a outros 400 pontos. Assim, somadas as duas dimensões, se poderá obter um total de 1000 pontos. 

A dimensão individual considera o desempenho do servidor na realização das atividades de trabalho. Nesta dimensão, os servidores são agrupados em dois níveis, de acordo com o papel que exercem: 

  • Gerencial: servidores responsáveis por uma equipe de trabalho. 
  • Funcional: servidores que compõem a equipe de trabalho. 

Nos esquemas abaixo, estão arrolados os instrumentais que compõem a Avaliação de cada nível:  

A dimensão institucional é composta por 4 avaliações:  

  1. Resultados de trabalho (RT): É a verificação do cumprimento do compromisso coletivo firmado no início do ciclo, quando a unidade de trabalho estabeleceu seu Plano de Trabalho e Metas.
  2. Instrumental de avaliação de desempenho equipe de trabalho (IADE): o momento em que a equipe de trabalho se reúne para discutir o desempenho coletivo. Os fatores do desempenho em equipe serão avaliados pela própria equipe, por consenso. Para fins da avaliação do desempenho em equipe, o gestor deverá participar de uma única equipe, que interage continuamente.
  3. Instrumental de avaliação de desempenho do usuário (IADU): Os usuários da respectiva unidade de trabalho avaliarão os serviços por ela prestados mediante 4 fatores:
    I - Atendimento recebido: Fui atendido(a) com atenção, respeito e cortesia; 
    II - Organização do trabalho: O atendimento foi realizado de forma organizada; 
    III - Informações: As informações prestadas foram suficientes; 
    IV - Resultados obtidos: Fiquei satisfeito(a) com a solução dada a minha solicitação. 
  4. Instrumental de avaliação das condições de trabalho (IACT): A equipe de trabalho irá avaliar, por meio de um consenso, as condições de trabalho. Esta pontuação é, depois, transformada num fator de correção que poderá incidir sobre a pontuação obtida na dimensão institucional (resultados do trabalho, avaliação dos usuários e avaliação da atuação da equipe), elevando a nota.

Caso o servidor não clique no botão “Concluir Instrumental” as notas não serão carregadas para o SIGPEC e o servidor ficará sem nota no processo de avaliação de desempenho. Após o fechamento do sistema não será possível reverter esta situação.
Se o gestor não concluir o processo, a avaliação de todos os servidores da equipe ficará pendente, pois os instrumentais institucionais são importantes para a composição da nota final da avaliação de desempenho de cada servidor.

Os dados do Gestor não aparecerão quando o servidor estiver na equipe na qual o Gestor ocupa um cargo excluído da avaliação conforme artigo 2º do Decreto 45.090/2004. 

Nessa situação, a URH deve ser comunicada para que os dados do gestor sejam corrigidos. 

Acessar a área privada, clicar sobre o número do vínculo no canto inferior esquerdo, selecionar o vínculo desejado e acessar os instrumentais de avaliação. Esse é o mesmo procedimento para verificar o holerite quando o servidor ou servidora tem dois vínculos ativos. 

Para participar do processo de avaliação de desempenho o servidor deve iniciar exercício até 01/10 para que ao final do ciclo 31/12 consiga cumprir o requisito tempo de exercício exigido (90 dias).

Caso tenha alguma dificuldade em realizar o processo por conta do sistema, recomenda-se que o servidor tentar novamente em outro momento, de preferência no início ou final do dia, ou até no horário de almoço, quando o acesso é mais tranquilo. Na hipótese de ainda não conseguir, informar imediatamente a URH para que os problemas sejam verificados e corrigidos. 

As notas só ficam disponíveis se todos os instrumentais estiverem concluídos:  

  • no nível funcional: quando o servidor concluir a Autoavaliação e a Avaliação do Gestor   
  • no  nível gerencial: somente quando concluir Autoavaliação, Avaliação do Gestor, e Avaliar toda equipe e os instrumentais institucionais (IADE e IACT).  

O feedback é um processo recomendado que deve ser realizado continuamente, ao longo de todo o ano, como instrumento de orientação para que o servidor tenha ciência dos pontos que precisar melhorar e dos pontos positivos como meio de amplificá-los. Também é importante um feedback pós preenchimento de notas a fim de explicar qualquer dúvida do servidor.

  |
Clique aqui para acessar uma cartilha de dicas para dar corretamente feedbacks 

Não há necessidade de avalia esses servidores e servidoras, tendo em vista que não necessitarão das notas de avaliação no futuro. 

Os servidores cedidos poderão ser avaliados pelo respectivo órgão. No entanto, caso o órgão não siga a legislação da Avaliação de Desempenho, o servidor terá direito à maior nota das últimas 3 avaliações.

O servidor que estiver afastado no fechamento do ciclo (31/12) terá direito a nota por afastamento conforme previsto no artigo 5º do Decreto nº 45.090/2004.

Os servidores em LIP não participam do processo de avaliação de desempenho.

Aos servidores efetivos ou admitidos, quando ocupantes dos cargos de Secretário Municipal, Subprefeito e Chefe de Gabinete, aplica-se, no que couber, o disposto nos incisos I e II do artigo 5º do Decreto 45.090/2004.