| Conhecendo o Portal
| Avaliando o gestor
| Avaliação pelo gestor
| Conhecendo o Portal
| Avaliando o gestor
| Avaliando a equipe
| Avaliação institucional
| Avaliação pelo gestor
| Instrumental da equipe
| Média da equipe
| Relatório de avaliação
A Avaliação de Desempenho considera um ciclo que se inicia em 1º de janeiro e termina em 31 de dezembro, composto por 5 etapas:
Com os instrumentais preenchidos, passa-se a totalização das Dimensões Individual e Institucional. Ao final, os resultados são divulgados no Diário Oficial e repassados aos servidores na Área Privada e em comunicados institucionais.
Ela é feita com a aplicação dos Instrumentais de Avaliação de Desempenho (IAD’s).
A Dimensão Individual é composta por fatores aos quais se atribui uma pontuação. Ao final, poderá corresponder a um máximo de 600 pontos.
A Dimensão Institucional, composta dos Resultados do Plano de Trabalho/Metas, a Avaliação do Trabalho em Equipe, a Avaliação dos Usuários dos Serviços Públicos e a Avaliação das Condições de Trabalho, corresponderá a outros 400 pontos. Assim, somadas as duas dimensões, se poderá obter um total de 1000 pontos.
A dimensão individual considera o desempenho do servidor na realização das atividades de trabalho. Nesta dimensão, os servidores são agrupados em dois níveis, de acordo com o papel que exercem:
Nos esquemas abaixo, estão arrolados os instrumentais que compõem a Avaliação de cada nível:
A dimensão institucional é composta por 4 avaliações:
Caso o servidor não clique no botão “Concluir Instrumental” as notas não serão carregadas para o SIGPEC e o servidor ficará sem nota no processo de avaliação de desempenho. Após o fechamento do sistema não será possível reverter esta situação.
Se o gestor não concluir o processo, a avaliação de todos os servidores da equipe ficará pendente, pois os instrumentais institucionais são importantes para a composição da nota final da avaliação de desempenho de cada servidor.
Os dados do Gestor não aparecerão quando o servidor estiver na equipe na qual o Gestor ocupa um cargo excluído da avaliação conforme artigo 2º do Decreto 45.090/2004.
Nessa situação, a URH deve ser comunicada para que os dados do gestor sejam corrigidos.
Acessar a área privada, clicar sobre o número do vínculo no canto inferior esquerdo, selecionar o vínculo desejado e acessar os instrumentais de avaliação. Esse é o mesmo procedimento para verificar o holerite quando o servidor ou servidora tem dois vínculos ativos.
Para participar do processo de avaliação de desempenho o servidor deve iniciar exercício até 01/10 para que ao final do ciclo 31/12 consiga cumprir o requisito tempo de exercício exigido (90 dias).
Caso tenha alguma dificuldade em realizar o processo por conta do sistema, recomenda-se que o servidor tentar novamente em outro momento, de preferência no início ou final do dia, ou até no horário de almoço, quando o acesso é mais tranquilo. Na hipótese de ainda não conseguir, informar imediatamente a URH para que os problemas sejam verificados e corrigidos.
As notas só ficam disponíveis se todos os instrumentais estiverem concluídos:
O feedback é um processo recomendado que deve ser realizado continuamente, ao longo de todo o ano, como instrumento de orientação para que o servidor tenha ciência dos pontos que precisar melhorar e dos pontos positivos como meio de amplificá-los. Também é importante um feedback pós preenchimento de notas a fim de explicar qualquer dúvida do servidor.
| Clique aqui para acessar uma cartilha de dicas para dar corretamente feedbacks.
Não há necessidade de avalia esses servidores e servidoras, tendo em vista que não necessitarão das notas de avaliação no futuro.
Os servidores cedidos poderão ser avaliados pelo respectivo órgão. No entanto, caso o órgão não siga a legislação da Avaliação de Desempenho, o servidor terá direito à maior nota das últimas 3 avaliações.
O servidor que estiver afastado no fechamento do ciclo (31/12) terá direito a nota por afastamento conforme previsto no artigo 5º do Decreto nº 45.090/2004.
Os servidores em LIP não participam do processo de avaliação de desempenho.