CURSOS VALIDADOS E REFERENDADOS

Conteúdo criado em 11/10/2022 às 10:08h
Última atualização em 21/03/2023 às 13:01h

Fazer cursos e participar de eventos são formas de buscar o desenvolvimento profissional. São atividades que propiciam a atualização dos servidores e a aquisição de novas competências. 

Além desse aspecto pessoal, os cursos podem ser requisitos para o crescimento da carreira quando há essa previsão na legislação específica. Para isso, os dados dos cursos realizados precisam ser registrados no perfil do servidor na sua Área Restrita.  

Capacitações promovidas pela Escola Municipal de Administração Pública de São Paulo (EMASP), e outras Escolas de Governo da Prefeitura de São Paulo, como a Escola Municipal de Administração Fazendária (EMAF), Escola Municipal de Saúde (EMS), Centro de Estudos Jurídicos (CEJUR), e em vários órgãos da Prefeitura de São Paulo (PMSP) são, em geral, previamente validados. Isso significa dizer que a proposta de capacitação foi previamente analisada e, se aprovada, recebeu uma identificação chamada número de proposta e se tornou uma capacitação validada. Quando cursada e concluída a contento, uma capacitação validada é automaticamente registrada no perfil do servidor e utilizada nos eventos de crescimento de carreira quando necessário.

Cursos e eventos promovidos por instituições externas também podem ser aceitos para o crescimento da carreira como referendados. Nesse caso, os certificados são apresentados pelo servidor na área de Recursos Humanos e passam por análise. Caso estejam de acordo com os critérios legais, ocorre a inserção dos dados no SIGPEC e o consequente uso para crescimento na carreira quando necessário. Saiba mais consultando as informações a seguir.   

O(a) servidor(a) deve encaminhar para a unidade de recursos humanos de sua lotação os certificados dos cursos/eventos bem como o respectivo programa. A unidade de Recursos Humanos procederá a análise que consiste em: 

  1. verificar se o curso/evento está correlacionado ao cargo do(a) servidor(a) ou a natureza das atividades desenvolvidas;
  2. verificar a idoneidade da instituição promotora do curso/evento e se está devidamente registrada em órgão competente;
  3. na hipótese de os certificados não possuírem as informações necessárias, orientar o(a) servidor(a) a obter junto à instituição promotora os dados faltantes, tais como: tipo do curso, nome do curso ou carga horária;
  4. verificar se a instituição e o curso já estão cadastrados no catálogo do Sistema de Gestão de pessoas da PMSP e, caso negativo, informar à Divisão de Gestão de Carreiras (DGC) para os procedimentos necessários de inclusão. 

A abertura de inscrições é divulgada a todos os servidores da Prefeitura de São Paulo pelo e-mail institucional. Os novos cursos são também divulgados na página de programação da Emasp e replicados na página do Facebook Logo do facebook /emasppmsp.  
Para participar de um curso, o servidor deve preencher um formulário de inscrição dentro do prazo indicado, informando seus dados pessoais e funcionais e, eventualmente, alguma questão específica a respeito do tema do curso ou evento de que pretende participar.
Após o preenchimento do formulário de inscrição, os candidatos passam pela triagem realizada pela equipe da EMASP. São informados quanto à seleção pelo e-mail cadastrado no ato do preenchimento. 

Para mais informações acesse www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/gestao/emasp/

As Secretarias e/ou Escolas de Governo que costumam ofertar cursos costumam divulgá-los nos emails institucionais dos servidores. Em geral, destacam quais são validados. 
Para quem já identifica temas que gostaria de se aprofundar ou tem uma necessidade específica de atualização, uma boa ideia é seguir o site dos órgãos que costumam oferecem cursos regularmente: 

Essas são as principais Escolas de Governo da Cidade de São Paulo. É só clicar nos links pra ir para as páginas delas: 

A Escola do Parlamento se reformulou recentemente, aumentando a oferta de cursos em formato remoto e buscando maior presença nas redes sociais. Para receber as novidades, basta se inscrever pra no mailing: https://bit.ly/mailing_EP.

Os cursos disponíveis são classificados em: Análise e Implantação de Políticas Públicas; Arte, Cultura e Filosofia; Assessoria Parlamentar e Processo Legislativo; Cidades, Planejamento Urbano e Metropolitano; Comunicação Política e Esfera Pública; Democracia, Partidos Políticos e Política Institucional; Direitos Humanos, Movimentos Sociais e Participação Política; Educação para a Cidadania e Políticas Educacionais; Inovação e Políticas Públicas; Legislação em Debate; Orçamento Público, Instrumentos de Controle e Transparência; Política e Políticas para a Esfera Digital.

Há ainda opções de Escolas focados na Administração Pública mantidas por outros entes. A principal é a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), ligada ao Governo Federal, mantém a Escola Virtual de Governo (EV.G) com uma grande opção de cursos online. é possível fazer cursos curtos ou seguir a estruturação em programas bem completos e obter Certificações específicas. 

#Paracegover página de login da Escola Virtual do Governo. Ao fundo, uma foto de uma mulher mexendo em um tablet e sorrindo. EV.G, uma iniciativa ENAP. É para os servidores. É para toda a sociedade. Campo de login EV.G. contendo campo de preenchimento de e-mail ou CPF, Botão escrito entrar com login EV.G, botão cadastre-se e botão voltar para o portal. Ao lado campo de login com conta gov.br. Entrar com conta gov.br. Gov.br escrito com as cores verde, amarelo e azul.  Botão Entrar com conta gov.br. Clique no botão acima para entrar na EV.G utilizando sua conta Gov.br.

Outras opções: