DOAÇÃO DE SANGUE

Conteúdo criado em 23/03/2022 às 13:38h
Última atualização em 22/03/2023 às 13:53h

ícone de uma bolsa de sangue bombeando um coração

A doação de sangue é um gesto solidário: uma pequena quantidade do sangue pode salvar a vida de pessoas que se submetem a tratamentos e intervenções médicas de grande porte e complexidade, como transfusões, transplantes, procedimentos oncológicos ou cirurgias. Calcula-se que uma única doação pode salvar até quatro vidas.
O sangue também é indispensável para pacientes com doenças crônicas graves – como Doença Falciforme e Talassemia – e no socorro de acidentados e feridos.Como incentivo extra à doação de sangue e de medula, todo servidor ou servidora da Prefeitura de São Paulo pode se beneficiar de dispensa ao fazer uma doação voluntária.

 

Apesentar atestado oficial por órgãos públicos ou privados ligados ao Sistema Nacional de Sangue, Componentes e Derivados (SINASAN).
Devendo ser apresentado na unidade de trabalho no dia seguinte ao da doação.

O intervalo entre duas doações não pode ser menor do que 60 dias. Há a limitação à dispensa do ponto relativa à doação de no máximo três vezes por ano.

Ao fazer uma doação de medula óssea, o servidor ou servidora terá direito a uma dispensa de 48 horas, ou seja, dois dias.

O candidato a doador deve ser registrado no cadastro Nacional de Doadores Voluntários da Fundação Pró-Sangue. A dispensa será concedida com a autorização do(a) chefe direto(a).