Prefeitura abre concurso para Fiscal de Posturas Municipais
Conteúdo criado em 24/05/2023 às 14:19h
Última atualização em 20/03/2024 às 18:09h
A Prefeitura do Município de São Paulo divulgou o Edital do Concurso Público para Fiscal de Posturas Municipais. O processo seletivo será realizado pela Vunesp, e constará de uma prova objetiva, com questões de múltipla escolha, e de uma prova dissertativa composta por redação e estudo de caso. São ao todo 175 vagas, sendo 131 de ampla concorrência, 9 reservadas para deficientes físicos e 35 reservadas negros, negras e afrodescendentes. A remuneração inicial mensal será de R$8.000 mais benefícios previstos em lei. O período de inscrição vai de 31/05 a 06/07/2023. A realização das provas está prevista para acontecer em 27/08/2023. As inscrições e o acompanhamento das atualizações sobre o concurso podem ser feitas na página do concurso no site da Fundação Vunesp.
SAIBA MAIS SOBRE O FISCAL DE POSTURAS MUNICIPAIS O Quadro de Fiscalização de Posturas Municipais (QFPM) foi criado pela Lei 17.913/2023. É um profissional de Nível Superior que tem como atribuição principal desempenhar as atividades de orientação e fiscalização das normas municipais relacionadas ao Código de Edificações, Zoneamento, Abastecimento e Posturas Municipais
São competências e habilidades básicas requeridas para essa carreira:
Desenvolvimento profissional: Buscar o contínuo aperfeiçoamento e inovação no desempenho das atribuições do cargo na gestão pública.
Compromisso: Desenvolver as relações de trabalho, com proatividade, determinação, responsabilidade social, ética, sustentabilidade, qualidade, integridade, retidão, transparência e equidade na gestão pública.
Foco nos resultados para os cidadãos: Capacidade de superar o desempenho padrão e apresentar soluções alinhadas ao cumprimento de metas e ao alcance dos objetivos estratégicos das organizações públicas para garantir o atendimento das necessidades dos usuários e dos cidadãos.
Flexibilidade: Apresentar disponibilidade para lidar com diferentes tipos de situações no exercício do cargo, bem como realizar o trabalho em colaboração com outros profissionais, percebendo a relação e a interdependência dos processos na gestão e implantação das políticas em prol da qualidade dos serviços públicos.Comunicação: Capacidade de escutar, indagar e expressar conceitos e ideias nos momentos apropriados e de forma efetiva, garantindo uma dinâmica produtiva das interações internas e externas.
Planejamento: Desempenhar o trabalho estabelecendo prioridades e metas de forma alinhada com as prioridades e estratégias das políticas públicas, identificando as ações no tempo, para alcançar os resultados desejados.
Trabalho e gestão de equipe: Promover a articulação dos membros da equipe para propiciar a atuação integrada, possibilitando diferentes perspectivas, ampliando a visão de análise de problemas e a proposição de soluções, visando a otimização dos recursos públicos em prol das necessidades específicas das diferentes regiões do município da São Paulo.
Visão sistêmica: Capacidade de identificar os principais marcos institucionais e as tendências sociais, políticas e econômicas nos cenários local, regional, nacional e internacional, marcos esses que podem impactar os processos decisórios e a gestão de programas e projetos no âmbito do setor público
Criatividade e inovação: Gerar e selecionar ideias e possibilidades inovadoras, baseadas em argumentos fundamentados frente aos desafios e transformá-las em resultados compatíveis com as prioridades estabelecidas para a gestão da cidade.
Negociação: Articular e compartilhar ideias mobilizando as pessoas para firmar os compromissos necessários ao cumprimento das metas previamente estabelecidas e alinhadas com os planos e programas das políticas públicas para a gestão da cidade.
Alfabetização em dados: Capacidade de garantir decisões orientadas e apoiadas em dados e evidências.
Mentalidade digital: Capacidade de integrar as tecnologias digitais com: os modelos de gestão; os processos de tomada de decisão e geração de produtos e serviços; e os meios de comunicação interna, externa e de relacionamento com usuários.