A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Gestão acaba de lançar a 4ª edição do Guia de Integração para novas Pessoas Servidoras. O documento que orienta os servidores e servidoras durante o ingresso na Administração Pública agora conta como uma novidade: o selo de Linguagem Simples.
A certificação significa um passo muito importante para a gestão de pessoas, uma vez que assegura que o documento possui uma linguagem inclusiva e acessível, reconhecendo o compromisso com a clareza e a transparência na transmissão das informações.
Produzido pela Coordenadoria de Gestão de Pessoas (COGEP), material foi inteiramente atualizado e revisado em conjunto com a equipe do Laboratório de Inovação, o LAB 11, responsável pelo selo de Linguagem Simples. O Guia reúne orientações sobre as principais demandas da vida funcional dos servidores e servidoras, como pagamento, férias, licenças, entre outros assuntos.
O selo de Linguagem Simples da PMSP
Criado em 2024 pelo Laboratório de Inovação (Lab11) da Secretaria Municipal de Gestão, o selo visa reconhecer e certificar práticas de linguagem simples, incentivando o desenvolvimento de documentos e materiais que promovam a inclusão social.
Alinhado a Política Municipal de Linguagem Simples (Lei 17.31/2020) e ao Programa Municipal de Linguagem Simples (Decreto 59.067/2019), seu principal objetivo é eliminar o uso de termos técnicos por meio de uma comunicação clara, objetiva e eficaz que considere em especial, o público ao qual o documento se destina.