Identidade Funcional

Conteúdo criado em 12/06/2024 às 14:27h
Última atualização em 25/10/2024 às 15:36h

A Prefeitura de São Paulo está lançando sua Identidade Funcional Digital Disponível para servidores e servidoras públicos da Administração Direta, sejam eles efetivos ou comissionados, ativos ou aposentados. Trata-se de um documento oficial e 100% on-line, conforme disposto pela Portaria 54/SEGES/2024, que é gerado no aplicativo do Poupatempo SP.gov.br.  

A seguir, está disponibilizado um passo a passo, em texto e em vídeo, para você gerar a sua Identidade Funcional - é bem intuitivo. Trata-se de um documento oficial que serve para comprovar seu vínculo de servidor público com a Prefeitura de São Paulo.   
Para resolver dúvidas sobre o uso e resolver alguma eventual dificuldade, consulte as perguntas e respostas mais abaixo na página.  




PASSO A PASSO PARA GERAR A IDENTIDADE FUNCIONAL DIGITAL 
1. Acesse a loja de aplicativos do celular, e busque por Poupatempo.  
2. Baixe o aplicativo e acesse. O login é feito com a conta gov.br. Insira CPF e, na próxima tela, a senha. Caso não tenha uma conta, será transferido para as telas de criação e, ao final do processo, será direcionado de volta ao aplicativo Poupatempo.  
     Dica: Como é necessário ter uma conta Prata ou Ouro para gerar a identidade Funcional, se for criar um acesso do zero, já faça no nível correto.  
3. Autorize o uso de seus dados para avançar.   
4. Entre em Carteira, ícone que se encontra na parte inferior da tela, à direita.      
5. A Carteira aparecerá vazia. Clique no botão  
6. Selecione então a opção Identidade Funcional Digital Municipal. O aplicativo busca, automaticamente, seu registro no banco de dados da Prefeitura.    
7. Hora de tirar foto. Tem que ser no padrão documento: não use óculos, boné ou qualquer item que cubra a cabeça e posicione-se em frente a um fundo branco e bem iluminado. Enquadre então o rosto e os ombros de forma que fiquem bem centralizados; cuide também de deixar os olhos abertos e direcionados para câmera e os lábios fechados. Se a primeira tentativa de fotografia não ficar boa, você poderá tentar de novo, quantas vezes forem necessárias.
8. Feita a foto, o retrato será validado em um processo automático de comparação com outras fotos constantes no banco de dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou outros órgãos.     
9. Uma vez, gerada, a identidade ficará disponibilizada na Carteira de Documentos do aplicativo, onde poderá ser acessada sempre que quiser. É possível também salvá-la no seu celular, ou compartilhar. A checagem de autenticidade pode ser feita ao escanear o QR Code.

| Baixe o app do Poupatempo SP.GOV.BR no Google Play e App Store 


           |TUTORIAL| Saiba como gerar a Identidade Funcional Digital
                    (clique aqui ou na imagem para assistir)

A Identidade Funcional Digital está disponível para todos os servidores e servidoras da Administração Direta da Prefeitura de São Paulo, sejam efetivos ou comissionados, e para os aposentados. 
Não tem acesso à Identidade Funcional Digital: servidores da Administração Indireta, estagiários, terceirizados, residentes, temporários.  

A Identidade Funcional é um documento para ser usado em todas as situações em que é necessário comprovar seu vínculo com a Prefeitura de São Paulo. Pode ser usada em situações em que hoje se pede a apresentação de holerite recente, como para a obtenção de descontos com parceiros do Plano de Benefícios. 

O aplicativo irá apresentar os dois vínculos para que o servidor escolha um para que seja gerado a Identidade Funcional.

A conta gov.br é gratuita e está disponível para todos os cidadãos brasileiros. Ela conta com um sistema robusto para a identificação segura do usuário, organizado por três níveis de segurança:   

  • Bronze: nível suficiente para acessar serviços digitais menos sensíveis. Nesse nível, as contas são cadastradas exclusivamente com informações básicas, atreladas aos dados do CPF. O cadastro feito presencialmente nas unidades do INSS ou Denatran tem este nível.  
  • Prata: é um nível intermediário de contas validadas por biometria facial da carteira de motorista (CNH), dados bancários (internet banking ou banco credenciado) ou cadastro SIGEPE (servidores públicos).  
  • Ouro: Nível máximo de segurança, com acesso sem restrição a todos os serviços. São as contas validadas pela biometria facial da Justiça Eleitoral ou por certificado digital compatível com ICP-Brasil. 

Para fazer a alteração de nível, basta acessar o site gov.br, inserir seu CPF e senha. Ao entrar, você será direcionado para sua área de acesso, em que aparece a indicação do nível atual da sua conta. Para fazer a alteração, clique em "Aumentar nível" e siga as instruções. 

O aplicativo do Poupatempo Digital é compatível com IOS e Android.

A validade da Identidade Funcional Digital é de 60 dias contados a partir da data de geração. Ao vencer a validade, basta gerar nova Identidade no aplicativo Poupatempo Digital. Ao vencer a validade, basta gerar nova Identidade no aplicativo Poupatempo Digital. O procedimento é simples: acesse a Identidade Funcional Digital existente, clique no ícone com 3 pontos na vertical e no comando  "remover documento". Na sequência, basta seguir os passos indicados para emitir sua nova Identidade. 

Na Identidade Funcional, há um QR Code que tem, justamente, a função de autenticação. Ao ser lido, gera uma mensagem de confirmação.

Sim. É possível salvá-la no seu celular compartilhar a Identidade Funcional por meio do botão vermelho na parte inferior da tela (veja no print abaixo), na opção compartilhar.

Sim. É possível salvá-la no seu celular em imagem e até imprimir caso você deseje.

Caso você não tenha encontrado uma orientação que se aplique ao seu caso nas perguntas e respostas acima, escreva para o e-mail clic@prefeitura.sp.gov.br. 
Para que possamos averiquar exatamente o que ocorre no seu caso, inclua na mensagem seu nome completo e Registro Funcional. Se possível, informe ainda em que ponto o processo foi interrompido e/ou a mensagem que o aplicativo retornou para que possamos identificar a ocorrência de algum problema técnico e corrigi-lo.
Sua colaboração é fundamental para a melhoria do sistema. 

O Poupatempo usa o sistema de validação de usuário do gov.br que tem a biometria colhida pelo Tribunal Superior Eleitoral como referência importante. Por isso, a ausência de dados biométrico no sistema do TSE pode, sim, dificultar a emissão da Identidade Digital.

Para checar se sua biometria está ok, basta entrar no site do Tribunal Superior Eleitoral e clicar no menu à direita Situação Eleitoral.


Aparecerá então a janela Consultar a Situação Eleitoral. Aí, é inserir o CPF e, pronto.


O site retorna além da informação sobre o comparecimento à eleição, a existência ou não de biometria. Quem não tem biometria colhida, deve comparecer ao seu Cartório Eleitoral para complementar seu cadastro.