A Identidade Funcional Digital está disponível para todos os servidores e servidoras da Administração Direta da Prefeitura de São Paulo, sejam efetivos ou comissionados, e para os aposentados.
Não tem acesso à Identidade Funcional Digital: servidores da Administração Indireta, estagiários, terceirizados, residentes, temporários. .
A Identidade Funcional é um documento para ser usado em todas as situações em que é necessário comprovar seu vínculo com a Prefeitura de São Paulo. Pode ser usada em situações em que hoje se pede a apresentação de holerite recente, como para a obtenção de descontos com parceiros do Plano de Benefícios.
O aplicativo irá apresentar os dois vínculos para que o servidor escolha um para que seja gerado a Identidade Funcional.
A conta gov.br é gratuita e está disponível para todos os cidadãos brasileiros. Ela conta com um sistema robusto para a identificação segura do usuário, organizado por três níveis de segurança:
Para fazer a alteração de nível, basta acessar o site gov.br, inserir seu CPF e senha. Ao entrar, você será direcionado para sua área de acesso, em que aparece a indicação do nível atual da sua conta. Para fazer a alteração, clique em "Aumentar nível" e siga as instruções.
O aplicativo do Poupatempo Digital é compatível com IOS e Android.
A validade da Identidade Funcional Digital é de 60 dias contados a partir da data de geração. Ao vencer a validade, basta gerar nova Identidade no aplicativo Poupatempo Digital. Ao vencer a validade, basta gerar nova Identidade no aplicativo Poupatempo Digital. O procedimento é simples: acesse a Identidade Funcional Digital existente, clique no ícone com 3 pontos na vertical e no comando "remover documento". Na sequência, basta seguir os passos indicados para emitir sua nova Identidade.
Na Identidade Funcional, há um QR Code que tem, justamente, a função de autenticação. Ao ser lido, gera uma mensagem de confirmação.
Sim. É possível salvá-la no seu celular compartilhar a Identidade Funcional por meio do botão vermelho na parte inferior da tela (veja no print abaixo), na opção compartilhar.
Sim. É possível salvá-la no seu celular em imagem e até imprimir caso você deseje.
Caso você não tenha encontrado uma orientação que se aplique ao seu caso nas perguntas e respostas acima, escreva para o e-mail clic@prefeitura.sp.gov.br.
Para que possamos averiquar exatamente o que ocorre no seu caso, inclua na mensagem seu nome completo e Registro Funcional. Se possível, informe ainda em que ponto o processo foi interrompido e/ou a mensagem que o aplicativo retornou para que possamos identificar a ocorrência de algum problema técnico e corrigi-lo.
Sua colaboração é fundamental para a melhoria do sistema.
O Poupatempo usa o sistema de validação de usuário do gov.br que tem a biometria colhida pelo Tribunal Superior Eleitoral como referência importante. Por isso, a ausência de dados biométrico no sistema do TSE pode, sim, dificultar a emissão da Identidade Digital.
Para checar se sua biometria está ok, basta entrar no site do Tribunal Superior Eleitoral e clicar no menu à direita Situação Eleitoral.
Aparecerá então a janela Consultar a Situação Eleitoral. Aí, é inserir o CPF e, pronto.
O site retorna além da informação sobre o comparecimento à eleição, a existência ou não de biometria. Quem não tem biometria colhida, deve comparecer ao seu Cartório Eleitoral para complementar seu cadastro.