Gestão lança novo Guia e novo Manual de Atas de Registro de Preços

Conteúdo criado em 10/11/2025 às 19:27h
Última atualização em 11/11/2025 às 17:29h

 

Arte com o fundo com um gradiente azul escuro. No canto direito a imagem de uma mulher segurando alguns livros.  No lado esquerdo o seguinte texto:  "Ei Servidor e Servidora,  está disponível:  O Guia de Utilização das Atas de Registro de Preços; e O Manual Técnico para cadastro de Atas de Registro de Preços. Acesse e saiba mais!!" No rodapé, o logo da Prefeitura de São Paulo.

 

Com o objetivo de auxiliar as equipes de compras responsáveis pela etapa de registro e pesquisa de preços, a Secretaria Municipal de Gestão - SEGES, por meio da Coordenadoria de Bens e Serviços (COBES) lançou o Guia de Utilização das Atas de Registro de Preços e o Manual Técnico para cadastro de Atas de Registro de Preços no Sistema

Os materiais estão disponibilizados no Portal de Compras Públicas da PMSP e têm como objetivo esclarecer as principais dúvidas dos servidores e servidoras responsáveis pela contratação de bens e serviços para as diversas unidades da Prefeitura.  Tanto o Manual, quanto o Guia foram elaborados com um passo a passo orientando sobre as etapas dos processos que envolvem as ARP’S, contribuindo para uma maior eficiência. 

O Guia de Utilização foi criado para facilitar a compreensão sobre o processo de utilização das atas da SEGES e contém orientações sobre: 

  • Como participar da estimativa de consumo das atas; 

  • Passo a passo para acionamento de atas via SEI; 

  • O comunicado de economicidade dos preços; 

Já o Manual, possui um passo a passo sobre o cadastro de Atas no Sistema de Gestão do Compras.gov.br e fornece informações sobre: 

  • O cadastro de Atas no Sistema; 

  • Instruções para adesão e remanejamento de quantitativos; 

  • Dicas sobre o uso do módulo de Gestão Contratual; 

  • Diretrizes para a fiscalização e acompanhamento dos contratos.

 

O Portal de Compras Públicas da PMSP 

No Portal de Compras Públicas você encontra esses e outros materiais criados pela equipe da Coordenadoria de Bens e Serviços da SEGES para auxiliar e orientar as equipes responsáveis pelo processo de compras e contratações da Prefeitura. 

O portal oferece informações para a orientação de agentes públicos, fornecedores e para o cidadão, possuindo inclusive um glossário com a explicação dos principais termos utilizados. 

Lá também estão disponíveis, além dos guias e manuais, os vídeos das Oficinas Virtuais realizadas pela equipe de COBES em parceria com a EMASP.  

Acesse e confira.