Prefeitura inaugura unidade do Pontos de Afeto no CEU Paraisópolis
Conteúdo criado em 27/01/2026 às 14:59h
Última atualização em 28/01/2026 às 12:00h
Foto: ASCOM/SEGES
Esta é nona sala inaugurada e a primeira em uma unidade educacional
Em comemoração ao 472º aniversário da capital paulista, a Prefeitura de São Paulo, por meio das Secretarias Municipais de Gestão e Educação, e em parceria com a Secretaria Executiva de Projetos Estratégicos, inaugurou neste domingo (25) mais uma sala Pontos de Afeto, desta vez no CEU Paraisópolis, localizado na rua Dr. José Augusto de Souza e Silva, S/N - Jardim Parque Morumbi.
O novo espaço foi estruturado para garantir condições adequadas à continuidade da amamentação após o retorno ao trabalho, beneficiando servidoras públicas, colaboradoras de prestadoras de serviços e cidadãs que necessitem de um ambiente apropriado para coleta e armazenamento de leite materno.
O Pontos de Afeto foi criado para ser instalado nos equipamentos públicos e concebido com base no “Guia do Ministério da Saúde para Implantação de Salas de apoio à amamentação para a mulher trabalhadora” e permite que a mulher colete o leite de forma adequada e segura, garantindo que os critérios estabelecidos pela ANVISA sejam cumpridos.
A iniciativa é fruto de parceria com o Núcleo da Política Municipal Integrada pela Primeira Infância, da Secretaria Executiva de Projetos Estratégicos (SEPE), vinculado à Secretaria de Governo Municipal (SGM), e está alinhada ao Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI).
Desde a abertura da primeira sala, mais de 67 mulheres já utilizaram os espaços, incluindo servidoras públicas de diferentes órgãos, funcionárias de empresas terceirizadas e mães em geral.
Segunda Marcela Arruda, secretária municipal de Gestão, a cidade completa mais um ano de existência, mas quem ganha o presente são as servidoras do CEU Paraisópolis. “Com a inauguração deste primeiro Pontos de Afeto em uma unidade educacional, a Secretaria Municipal de Gestão cumpre mais uma vez o seu papel no desenvolvimento de políticas públicas em prol do aleitamento materno e na preocupação com as mães que trabalham fora, e que precisam de todo apoio e ajuda para proteger o aleitamento, garantindo o pleno desenvolvimento dos filhos”, conclui Marcela.
A inauguração contou com a participação do secretário-adjuntoda Secretaria Municipal de Educação, Samuel Ralize de Godoy, da coordenadora do Núcleo de Políticas Municipal Integrada pela Primeira Infância, Elisete Regina Nicolini, da secretária-adjunta de Direitos Humanos, Stella Verzolla, do Subprefeito de Campo Limpo, Ricardo Bittar, do chefe de gabinete da Secretaria de Relações Internacionais, Fernando Ferreira e representantes da Diretoria Regional de Educação do Butantã.