Prefeitura premia trabalhos de estagiários e destaca protagonismo de jovens na inovação do serviço público
Conteúdo criado em 14/11/2025 às 12:28h
Última atualização em 14/11/2025 às 12:37h
Cerimônia reconheceu oito projetos desenvolvidos por estagiários da Administração Municipal alinhados aos Planos Municipais e à melhoria dos serviços à população
A Prefeitura de São Paulo realizou, nesta quinta-feira (13), a cerimônia de entrega do Prêmio Melhores Práticas de Estágio, no Centro Cultural São Paulo. O evento reuniu estagiários finalistas, servidores, convidados e autoridades para celebrar iniciativas que contribuem diretamente para a inovação e o aprimoramento das políticas públicas municipais.
Criado em 2006, o prêmio é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Gestão, em parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), e tem como objetivo reconhecer projetos desenvolvidos por estagiários que agregam valor às atividades da administração pública e melhoram os serviços prestados à população. A iniciativa também busca aproximar os estudantes da formulação de políticas públicas, permitindo que apliquem os conhecimentos adquiridos na universidade.
Nesta edição, o concurso recebeu 214 inscrições e contabilizou 137 projetos apresentados por estagiários de diversos órgãos municipais. Ao final, oito trabalhos foram premiados — quatro na categoria individual e quatro na categoria em grupo. Os vencedores receberam certificados e prêmios em dinheiro, totalizando R$ 27 mil.
O tema deste ano foi “Planos Municipais em Ação: Conectando Estratégias para Transformar São Paulo”. Os 12 finalistas apresentaram projetos alinhados aos Planos Municipais, instrumentos essenciais para o planejamento e a execução das principais estratégias da Administração. O objetivo é incentivar a participação dos estagiários na construção de uma cidade mais justa, inclusiva, sustentável e eficiente.
Atualmente, a Prefeitura conta com mais de 11,9 mil estagiários, sendo 87,5% formado por mulheres e 54,2% por pessoas negras.
Conheça os vencedores e seus trabalhos
Modalidade em grupo
1º - Estagiárias: Julia Alves Custodio e Sabrina Souza Silva Título: Gestão inteligente de parcelamentos do solo: um novo projeto QGIS para consulta externa Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL)
2º - Estagiários: André Jacques Cubas Brand e Léo Ostermayer Fiuza Título: Viveiro na escola: Educação ambiental e participação comunitária para a conservação da biodiversidade em São Paulo Secretaria Municipal de Verde e Meio Ambiente (SVMA)
3º - Estagiários: Juliana Campagnoli Silva, Vinicius Gemignani de Paulo e Enzo Furriel Nurbegovic Título: Guardiões da Fauna: Educar para Coexistir Secretaria Municipal de Verde e Meio Ambiente (SVMA)
4º - Estagiários: Guilherme Magalhães Costa e Kaiana Hungria de Souza Título: Quiz Educativo e Registro Digital das Diretivas Antecipadas de Vontade no e-Saúde São Paulo: Autonomia e Cuidados Paliativos Secretaria Municipal de Saúde (SMS)
Modalidade Individual
1º - Estagiária: Marina Vallin Título: Onde a informação encontra o cuidado: ferramenta digital para apoio à vigilância em saúde Secretaria Municipal de Saúde (SMS)
2º - Estagiária: Agatha Barbosa Constantino Título: De Ovo em Ovo, a Fauna se Revela! Guia prático de identificação de ovos de aves silvestres Secretaria Municipal de Verde e Meio Ambiente (SVMA)
3º - Estagiária: Kamile Gabriele Monteiro Título: Arborização de São Paulo: Democratizando uma cidade mais verde Secretaria Municipal de Verde e Meio Ambiente (SVMA)
4º - Estagiário: Gabriel Peixoto Valeriano Título: PEP+ - Solução digital para garantir precisão, agilidade e segurança na prescrição da profilaxia pós-exposição (PEP) ao HIV, ISTs e Hepatites Virais Secretaria Municipal de Saúde (SMS)