Prefeitura fortalece liderança feminina na administração pública com Projeto Elas SP

Conteúdo criado em 24/03/2025 às 14:57h
Última atualização em 24/03/2025 às 15:09h

A participação feminina nos quadros da Prefeitura de São Paulo vem ganhando espaço e os números são cada vez maiores. Atualmente, dos 130 mil servidores ativos, 97 mil são mulheres, entre as quais mais de 50% ocupam cargos de liderança, com responsabilidades diversas e ideias inovadoras.   

Com o intuito de fortalecer essa representatividade feminina nos cargos de liderança, incentivando a implementação de práticas efetivas que ampliem seu impacto no âmbito governamental, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Gestão, desenvolveu o Projeto Elas SP.     

Entre os principais objetivos desse projeto, estão a promoção de ações de desenvolvimento, acolhimento e fortalecimento dessas representatividades, por meio de debates, workshops, vivências, podcasts, troca de experiências e trilhas de formação em tecnologia e liderança.    

Algumas ações do Elas SP já estão em andamento. A Secretaria Municipal de Gestão, por meio das parcerias com a Microsoft e AWS, está oferecendo trilhas formativas às servidoras municipais.  

Outra ação foi a implantação de seis salas de apoio à amamentação, chamadas de Pontos de Afetos. Esses espaços foram idealizados para oferecer às servidoras municipais condições adequadas para a manutenção da amamentação após a licença-maternidade, oferecendo conforto e segurança na extração e armazenamento do leite materno.  

Segundo a secretária municipal de Gestão, Marcela Arruda, “implementar ações que visem combater aspectos da desigualdade, permite que as mulheres se concentrem, por exemplo, no desenvolvimento de sua formação emocional ou intelectual, possibilitando uma competição justa por posições de liderança em ambientes de tomada de decisões”.

Com informações de: Prefeitura fortalece liderança feminina na administração pública com Projeto Elas SP