Os servidores e servidoras do Serviço Funerário estão sendo realocados em diversas Secretarias segundo metodologia especialmente estabelecida para essas alocações. Algumas premissas foram definidas como norteadoras nesse processo:
A partir dessas premissas, foram elaboradas a estratégia para viabilizar a transferência de servidores do Serviço Funerário. Contemplou-se, em linhas gerais, as seguintes etapas conforme o quadro:
No mapeamento do perfil de servidores e servidoras levantou-se dados como cargo, escolaridade, endereço, setor de atuação, principais funções ou atividades exercidas, entre outros.
O levantamento de oportunidades foi realizado por contato realizado com as Secretarias. Foi disponibilizado um instrumental para preenchimento pelas unidades de recursos humanos. Levantou-se assim as informações relevantes para o cruzamento de oportunidades e perfis, como setor, localização, nível mínimo de escolaridade para as atividades, experiências requeridas e tipos de atividades a serem realizadas, com detalhamento. O instrumental permitiu também identificar necessidades específicas de capacitação a serem contempladas no processo de transferência.