Servidoras lactantes ganham espaço de apoio à amamentação na sede da Prefeitura
Conteúdo criado em 18/08/2023 às 11:53h
Última atualização em 17/10/2024 às 18:20h
Em 17/06, dentro das inciativas do Agosto Dourado (mês dedicado a ações focadas na Primeira Infância e no incentivo à amamentação) a Secretaria Municipal de Gestão (SEGES), com apoio da Secretaria Executiva de Projetos Estratégicos (SEPE), inaugurou a segunda sala do projeto “Pontos de Afeto”, desta vez no Edifício Matarazzo, sede da Prefeitura. O novo espaço se soma aos esforços de promover para as servidoras condições para a manutenção da amamentação após a licença-maternidade. É um espaço acolhedor, com os equipamentos necessários para realização da coleta e armazenamento de leite materno. Marília Araújo Rogério, Coordenadora de Avaliação e Gestão da Informação na Secretaria Executiva de Planejamento e Entregas Prioritárias (SEPEP) e mãe da Cecília, de oito meses, considera essencial ter uma sala de apoio à amamentação no prédio em que trabalha: “Um espaço tranquilo, com estrutura é fundamental para que a mãe se sinta à vontade para extrair o leite”, afirma. Dentro do Projeto, a SEGES assumiu a responsabilidade de monitorar e apoiar a instalação dos novos espaços, visando construir uma teia de acolhimento à mulher. Nesse sentido, a secretária Marcela Arruda enfatiza: “Queremos inspirar outras unidades do serviço público municipal a aderirem, apoiando às servidoras públicas e, ao mesmo tempo, valorizando as ações necessárias à qualidade da primeira infância”. Neste Agosto Dourado, os Comitês Gestores Regionais da Primeira Infância promoveram agendas que incentivam a amamentação em diversos territórios da cidade. “A inauguração de uma sala na sede da Prefeitura de São Paulo tem um importante significado. Esperamos que essa ação efetiva seja reproduzida em outros ambientes públicos e replicada por iniciativas privadas”, afirma o Secretário Executivo de Projetos Estratégicos, Edsom Ortega.
COMO UTILIZAR - As duas salas já instaladas estão abertas às servidoras públicas municipais que trabalham no Centro de São Paulo mediante agendamento prévio. - Para uso da sala do Edifício Matarazzo: encaminhar e-mail para pontodeafeto.matarazzo@prefeitura.sp.gov.br. O acesso das lactantes à sala será feita de forma padrão pela recepção, com identificação e retirada de crachá de visitante. - Para uso da sala instalada no edifício do Jockey Club: A primeira sala do projeto está instalada desde março nas dependências da COGEP. O agendamento pode ser feito pelos telefones 3396-7001 ou 3396-7002, com Carla ou Karina. O endereço é Rua Boa Vista, 280, 6° andar.
SAIBA MAIS SOBRE O PROJETO -O projeto Pontos de Afetos nasce com o objetivo de apoiar a continuidade do aleitamento materno após o período de licença-maternidade, promovendo o bem-estar e o acolhimento das mães lactantes durante seu horário de trabalho. Atende a uma necessidade importante das mulheres que estão amamentando e oferece um local adequado para a coleta e armazenamento de leite. Um ambiente equipado com uma poltrona confortável, micro-ondas e geladeira, reunindo as condições e a privacidade necessária. O projeto reforça a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre a importância do aleitamento materno no desenvolvimento do indivíduo. A ação está alinhada com o Plano Municipal pela Primeira Infância (2018-2030), Eixo IV, Meta 2, que prevê a criação ou adequação de salas de apoio à amamentação em equipamentos públicos da Prefeitura.