TRANSPARÊNCIA

Conteúdo criado em 01/07/2022 às 13:54h
Última atualização em 29/12/2023 às 12:17h

 

CONHEÇA O PORTAL DA TRANSPARÊNCIA  

 

O salário dos servidores é entendido como uma informação pública sujeita ao princípio da transparência. Assim, os vencimentos e o local de atuação dos servidores Prefeitura de São Paulo se encontram disponibilizados no Portal da Transparência. É um dos inúmeros conjuntos de dados e informações sobre a administração da cidade ali organizados para facilitar o controle interno e externo do poder público, em atendimento ao disposto na Lei de Acesso à Informação (Lei Federal 12.527/11). 

 

O Portal da Transparência é o principal instrumento de disponibilização ativa de dados e informações de interesse público da Prefeitura paulistana, em atendimento a Lei de Acesso à Informação (LAI).  

O acesso às informações sobre vencimentos e local da atuação dos servidores da Prefeitura de São Paulo é uma das várias funções cumpridas pelo Portal, que atende ao disposto na Lei de Acesso à Informação (Lei Federal 12.527/11) e regulamentado pelo Decreto Municipal nº 53.623/12.  

#Paracegover Captura de tela da página inicial do Portal da Transparência da Prefeitura de São Paulo. Linha fina cinza com os textos Prefeitura de São Paulo, Acesso à Informação, Transparência São Paulo e 3 botões para alterar recursos visuais da tela. Faixa branca contendo o logo do Portal da Transparência da Prefeitura de São Paulo à esquerda, uma barra de busca no centro e o brasão da Prefeitura de São Paulo à direita.  Abas Entenda o Portal, Orçamento, Funcionalismo, Administração Municipal, Acesso à Informação, Controle Social  Abaixo uma faixa com o fundo azul, ilustração de vírus sob lupa. TRANSPARÊNCIA COVID-19. Ao lado aba notícias exibe 2 manchetes Prefeitura de São Paulo lança o Portal Obras Abertas Linha fina: O portal foi lançado neste dia 23/06/2022, e terá os dados ampliados ao longo do ano....ler mais. Manchete 2: Transparência Ativa de sites institucionais da Prefeitura de São Paulo alcança maior índice desde o início de sua mensuração. Abaixo botões com ícones e descrições. Ícone de tablet e televisão, descrição Aplicativos e Portais. Ícone de pessoa de capacete trabalhando com uma pá, descrição Obras Abertas, Ícone do mapa do Município de São Paulo formado de pequenas bolinhas, descrição Dados Abertos, Ícone do mapa do Município de São Paulo, descrição Transparência em Mapas Abaixo aba orçamento: Botão receitas, ícone de moedas com seta para cima. Botão despesas, ícone de moedas com seta para baixo. Botão relatório orçamentário, ícone de relatório com dados interativos. Botão Contratos, convênios e parceiras, ícone de contrato. Botão Doações, comodatos e cooperação, ícone de mão estendida recebendo moeda. Botão Fundos Municipais, ícone de pote de moedas.

Os dados sobre servidores no Portal estão disponíveis na página http://transparencia.prefeitura.sp.gov.br/funcionalismo/. Corra para o pé da página. O primeiro passo é indicar se a consulta se refere à servidor da administração direta ou da indireta (confira a tela abaixo).  
A busca pode ser feita para uma pessoa específica, preenchendo o campo “nome” ou para categorias inteiras, indicando se se quer consultar órgão, cargo e/ou remuneração.
O próximo passo é acionar o botão "Pesquisar". O sistema então retorna o(s) resultado(s) correspondente(s). Para conjuntos de dados, é possível baixar planilhas em formato aberto CSV ou XLSX ou, ainda, em PDF.
Não há encargos ou custos para que o usuário obtenha os dados que procura.

 

#ParaCegoVer Captura de tela do campo de busca. Seletor entre DIRETA
INDIRETA, opção DIRETA selecionada. “ÓRGÃOS DA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL DIRETA”. Botão “PRECISO DE AJUDA”. Campo de busca Nome. Campo de seleção Status. Aposentado. Campo de seleção órgão. Todos. Campo de seleção cargo. Selecionar. Campo remuneração. Opção Maior que selecionada. Campo de preenchimento. Botão Pesquisar. Abaixo está escrito Agente Público, campo em branco.
Rodapé da página. Faixa amarela escrito Sobre o Portal de Transparência, Denúncias e Solicitações, Pedido de Acesso à Informação, Dados Abertos. Faixa cinza contendo brasão da Controladoria Geral do Município de São Paulo. Texto “Fale conosco em libras”, endereço da Controladoria geral do Município: Viaduto do Chá, 15, 10o Andar - Centro 
SP 156
Selo de Acessibilidade Digital CPA

O Portal da Transparência é público. Qualquer pessoa, servidor(a) ou não, pode acessar as informações disponibilizadas nele.

Os dados sobre os servidores da administração direta da Cidade de São Paulo são extraídos do Sistema Integrado de Gestão de Pessoa e Competências (SIGPEC), que reúne todos os dados dos servidores da Prefeitura. É pelo SIGPEC é grenciada a folha de pagamento da Prefeitura. 

As informações do Portal de Transparência são atualizadas mensalmente. Os valores da folha de pagamento referem-se aos vencimentos brutos dos servidores, com base de referência no mês anterior.