SIGPEC

Conteúdo criado em 26/07/2024 às 14:27h
Última atualização em 25/09/2024 às 08:58h

SIGPEC é a sigla para Sistema Integrado de Gestão de Pessoas e Competências, o sistema informatizado utilizado pela Prefeitura de São Paulo para gerenciamento e armazenamento de dados relacionados aos apontamentos da área de Recursos Humanos (RH), tais como frequência, licenças, folha de pagamento, férias.  

Foi implantado em 2008 pela Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Município de São Paulo (PRODAM). Com o uso do SIGPEC, todos os eventos referentes à vida funcional dos servidores da Prefeitura passaram a ser geridos em uma única plataforma integrada. Isso transformou o modo como os dados são armazenados, facilitando a inserção dos apontamentos, melhorando a forma de cálculo e a integração das informações. O sistema hoje permite a extração de relatórios gerenciais, a exportação de tabelas, a realização de auditorias e a inserção ágil de informações para cálculo da folha de pagamentos.  

O modo do sistema unificar as informações e integrá-las inteligentemente tem contribuído sensivelmente para a transformação digital da Gestão de Pessoas na Prefeitura de São Paulo, tendo como consequência direta também a racionalização de procedimentos e a diminuição do uso de papéis.  

O SIGPEC é um sistema informatizado em que são realizados os cadastros que refletem na vida funcional dos servidores municipais de São Paulo. Por exemplo, o lançamento da frequência mensal, o período em que as férias foram marcadas e suas eventuais alterações, o registro de licenças e cursos realizados; todos os eventos são obrigatoriamente registrados no sistema para que possam ser computados e gerar as devidas consequências. 

Não. O SIGPEC é de uso exclusivo das Unidades Setoriais de Recursos Humanos (URH) com a finalidade de administrar a folha de pagamento e os lançamentos mensais dos servidores que trabalham naquela unidade. Para as servidoras e os servidores da Prefeitura de São Paulo, existe uma interface de acesso a alguns documentos e informações. Ao acessá-la, a pessoa servidora pode: 
      • consultar e baixar o holerite;  
      • consultar e baixar o Informe de Rendimentos; 
      • preencher a Avaliação de Desempenho; 
      • fazer a consulta sobre Cursos, Eventos e Atividades que se encontram registrados em seu prontuário.  
Para saber mais, acesse à página a Área Privada ou assista ao vídeo exploratório das funcionalidades da Área Privada. 

Em cada URH existe um servidor ou servidora responsável por realizar o pedido de liberação ao Suporte SIGPEC. Identifique na sua unidade quem é este responsável e solicite a ele o seu acesso. O pedido é formalizado por meio de formulário específico de liberação de acesso.  
A CLIC mantém uma área exclusiva para apoiar os servidores que atuam na área de URH: inscreva-se nela para acessar materiais sobre o uso do SIGPEC .

 

 Na área das URH's da CLIC você pode acessar as orientações de como obter o seu acesso ao SIGPEC.