ACESSO AO SIGPEC

Conteúdo criado em 12/08/2022 às 19:39h
Última atualização em 10/01/2024 às 13:36h

 

SIGPEC é a sigla para Sistema Integrado de Gestão de Pessoas e Competências, o sistema informatizado utilizado pela Prefeitura de São Paulo para gerenciamento e armazenamento de dados relacionados aos apontamentos da área de Recursos Humanos (RH), tais como frequência, licenças, folha de pagamento, férias. 

Foi implantado em 2008 pela Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Município de São Paulo (PRODAM). Com o uso do SIGPEC, todos os eventos referentes à vida funcional dos servidores da Prefeitura passaram a ser geridos em uma única plataforma integrada. Isso transformou o modo como os dados são armazenados, facilitando a inserção dos apontamentos, melhorando a forma de cálculo e a integração das informações. O sistema hoje permite a extração de relatórios gerenciais, a exportação de tabelas, a realização de auditorias e a inserção ágil de informações para cálculo da folha de pagamentos. 

O modo do sistema unificar as informações e de integrá-las inteligentemente têm contribuído sensivelmente para a transformação digital da Gestão de Pessoas na Prefeitura de São Paulo, tendo como consequência direta também a racionalização de procedimentos e a diminuição do uso de papéis. 

 

O sistema pode ser acessado pelos servidores que possuam permissão de acesso concedida pela Unidade de Recursos Humanos (URH) em que atuam e com a ciência da chefia imediata.
Para obter o acesso, é necessário preencher o Formulário de Liberação de Acesso ao SIGPEC, com dados sobre o(a) servidor(a) e sobre as informações que precisará visualizar. É preciso também indicar que se trata de uma nova liberação ou de uma mudança no perfil. O(a) servidor(a) receberá sua senha por email e, com ela em mãos, terá acesso ao sistema inserindo seus dados (vide tela abaixo).

#paracegover Página de login do SIGPEC. Ao centro janela ARCHON - Administração Pública com campo de usuário, senha e seleção de empresa. Botão OK. Botão cancela. TECHNE Engenharia e sistemas. Ao redor fotografias ilustrando funcionalidades do SIGPEC. Foto de Homem conversando com mulher  RH Online. Foto de pessoas com capacete de obra Segurança no trabalho. Foto de relógio  Contagem de tempo. Foto de pai com filhos  Benefícios. Foto de boletim  Folha de Pagamentos. Foto de médica acessando o computador Medicina do Trabalho. Foto de pastas de documento Histórico Funcional. Foto de pessoas com roupas formais em pé segurando jornais  Concursos. Foto de pessoas utilizando computador Controle de vagas. Foto de pessoa utilizando o computador Treinamento. Foto de homem com gravata com gráfico atrás Dirigente online. Ícone Java. Oracle Fusion Middleware Forms Services Janela

O aplicativo do sistema, que é administrado e gerenciado pela PRODAM, deverá ser instalado no computador. Para efetuar a instalação, é necessário pedir suporte da área de Tecnologia da Informação do órgão de atuação.
Os requisitos básicos para a máquina são, preferencialmente, o sistema operacional Windows 7/10 e a versão mais atualizada do software Oracle Java.
Para mais informações sobre o procedimento da instalação do SIGPEC, consulte o Manual de Instalalação do SIGPEC - Nova versão

A senha REC é uma liberação específica dentro do SIGPEC para acessar algumas telas necessárias para a atualização da vida funcional do servidor. Ela permite a recuperação do prontuário.
A atualização da vida funcional tem por finalidade regularizar os dados do servidor no SIGPEC tais como registro, nome, filiação, vínculos, eventos de cargo, atributos, frequência, férias, licenças e afastamentos, vacância. Visa manter completas e atualizadas informações relativas a todo o tempo que o servidor fizer parte dos quadros da municipalidade. Assim, se o servidor solicitar uma Certidão de Tempo de Contribuição (CTC), por exemplo, ela poderá ser emitida a qualquer momento.
O login e a senha REC são solicitados ao suporte SIGPEC via Formulário de acesso para senha REC acompanhado do Termo de Responsabilidade. Caso se torne desnecessário manter o acesso de um servidor(a) à esta funcionalidade específica, a área de URH deve solicitar a inativação por meio do Formulário de cessação de acesso para senha REC.

Caso você tenha esquecido ou inativado sua senha de acesso ao SIGPEC você deve entrar em contato com sua Unidade de Recursos Humanos para obter uma nova senha

Atenção: Para as URHs, elaboramos um tutorial do procedimento. Clic abaixo para assistir e entender em detalhes como o procedimento é realizado.

Caso você seja desligado da PMSP, notifique sua URH para que seu acesso seja inativado através do Formulário de cessação. Se você trocar de Unidade ou de Secretaria, deverá informar ao responsável para que seja alterado o seu perfil de setor. Para mais detalhes, assista nosso vídeo tutorial a seguir:

Essas siglas dizem respeito a  ambientes de testes do SIGPEC utilizados pela PRODAM e pela Coordenadoria de Gestão de Pessoas (COGEP). Assim, SIGD carrega o D de desenvolvimento  e é utilizado pela PRODAM e DERH.  

Já o SIGM tem a letra M, que foi atribuída para o ambiente de homologação. 

Ambos os ambientes apresentam o mesmo formato e as mesmas telas do SIGPEC, com a particularidade de que registros e cadastros efetuados neles não geram apontamentos reais. Servem apenas como simulações.

O pedido para acesso a estes sistemas depende de existir uma demanda na dinâmica do trabalho. Sua instalação deve ser solicitada para a área da Tecnologia da Informação da sua Unidade.