Notícias

Prefeitura inaugura unidade do Pontos de Afeto no CEU Paraisópolis

Foto: ASCOM/SEGES Esta é nona sala inaugurada e a primeira em uma unidade educacional   Em comemoração ao 472º aniversário da capital paulista, a Prefeitura de São Paulo, por meio das Secretarias Municipais de Gestão e Educação, e em parceria com a Secretaria Executiva de Projetos Estratégicos, inaugurou neste domingo (25) mais uma sala Pontos de Afeto, desta vez no CEU Paraisópolis, localizado na rua Dr. José Augusto de Souza e Silva, S/N - Jardim Parque Morumbi. O novo espaço foi estruturado para garantir condições adequadas à continuidade da amamentação após o retorno ao trabalho, beneficiando servidoras públicas, colaboradoras de prestadoras de serviços e cidadãs que necessitem de um ambiente apropriado para coleta e armazenamento de leite materno. O Pontos de Afeto foi criado para ser instalado nos equipamentos públicos e concebido com base no “Guia do Ministério da Saúde para Implantação de Salas de apoio à amamentação para a mulher trabalhadora” e permite que a mulher colete o leite de forma adequada e segura, garantindo que os critérios estabelecidos pela ANVISA sejam cumpridos.  A iniciativa é fruto de parceria com o Núcleo da Política Municipal Integrada pela Primeira Infância, da Secretaria Executiva de Projetos Estratégicos (SEPE), vinculado à Secretaria de Governo Municipal (SGM), e está alinhada ao Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI). Desde a abertura da primeira sala, mais de 67 mulheres já utilizaram os espaços, incluindo servidoras públicas de diferentes órgãos, funcionárias de empresas terceirizadas e mães em geral. Segunda Marcela Arruda, secretária municipal de Gestão, a cidade completa mais um ano de existência, mas quem ganha o presente são as servidoras do CEU Paraisópolis. “Com a inauguração deste primeiro Pontos de Afeto em uma unidade educacional, a Secretaria Municipal de Gestão cumpre mais uma vez o seu papel no desenvolvimento de políticas públicas em prol do aleitamento materno e na preocupação com as mães que trabalham fora, e que precisam de todo apoio e ajuda para proteger o aleitamento, garantindo o pleno desenvolvimento dos filhos”, conclui Marcela. A inauguração contou com a participação do secretário-adjunto da Secretaria Municipal de Educação, Samuel Ralize de Godoy, da coordenadora do Núcleo de Políticas Municipal Integrada pela Primeira Infância, Elisete Regina Nicolini, da secretária-adjunta de Direitos Humanos, Stella Verzolla, do Subprefeito de Campo Limpo, Ricardo Bittar, do chefe de gabinete da Secretaria de Relações Internacionais, Fernando Ferreira e representantes da Diretoria Regional de Educação do Butantã.  Saiba onde estão localizados os Pontos de Afeto já em funcionamento.  

27/01/2026

Conheça o Guia de Integração em Linguagem Simples 

  A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Gestão acaba de lançar a 4ª edição do Guia de Integração para novas Pessoas Servidoras. O documento que orienta os servidores e servidoras durante o ingresso na Administração Pública agora conta como uma novidade: o selo de Linguagem Simples.  A certificação significa um passo muito importante para a gestão de pessoas, uma vez que assegura que o documento possui uma linguagem inclusiva e acessível, reconhecendo o compromisso com a clareza e a transparência na transmissão das informações.   Produzido pela Coordenadoria de Gestão de Pessoas (COGEP), material foi inteiramente atualizado e revisado em conjunto com a equipe do Laboratório de Inovação, o LAB 11, responsável pelo selo de Linguagem Simples. O Guia reúne orientações sobre as principais demandas da vida funcional dos servidores e servidoras, como pagamento, férias, licenças, entre outros assuntos.    O selo de Linguagem Simples da PMSP  Criado em 2024 pelo Laboratório de Inovação (Lab11) da Secretaria Municipal de Gestão, o selo visa reconhecer e certificar práticas de linguagem simples, incentivando o desenvolvimento de documentos e materiais que promovam a inclusão social.  Alinhado a Política Municipal de Linguagem Simples (Lei 17.31/2020) e ao Programa Municipal de Linguagem Simples (Decreto 59.067/2019), seu principal objetivo é eliminar o uso de termos técnicos por meio de uma comunicação clara, objetiva e eficaz que considere em especial, o público ao qual o documento se destina.    Clique e acesse o Guia de Integração de Novas Pessoas Servidoras – 4ª edição.  Conheça mais sobre o Selo de Linguagem Simples e o Laboratório de Inovação da Prefeitura de São Paulo. 

23/01/2026

Declaração Ficha Limpa 2026: Prazo se encerra dia 31/01

A declaração de ficha limpa atesta que a pessoa servidora não possui impedimento para ocupar o cargo.   Atenção servidores e servidoras ocupantes de cargo em comissão: o prazo para entrega da Declaração de Ficha Limpa 2026 se encerra no dia 31 de janeiro. O documento deve ser impresso, assinado e entregue à Unidade de Recursos Humanos.  De acordo com o parágrafo 3º, do artigo 3º do Decreto nº 53.177/2012, toda a pessoa titular de cargo em comissão precisa apresentar a declaração anualmente até o final do mês de janeiro, e sempre que houver alguma modificação.  O documento, que também é apresentado durante o ingresso na administração pública, confirma que a pessoa servidora não possui nenhum impedimento legal para exercer a função, sendo de extrema importância. A não entrega por parte do servidor ou servidora deverá ser comunicada pela Unidade de RH ao titular da pasta, que será responsável pela adoção das medidas necessárias.    Acesse o documento clicando aqui. Tem alguma dúvida? Acesse a área Fale com sua RH e saiba como entrar em contato com a unidade do seu órgão.    | Para saber mais sobre este e outros procedimentos para o ingresso no quadro da Prefeitura, clique aqui.     

20/01/2026

Premia Sampa 2026: Inscrições abertas

Em 2024, foram inscritos mais de 204 projetos. Premiação reconhece a inovação na cidade de São Paulo. Foto: Fernanda Alves, COGEP.   Até o dia 06 de fevereiro, servidores públicos municipais de São Paulo poderão se inscrever e participar do Premia Sampa 2026. Para isso, precisam apresentar projetos inovadores implementados na cidade de São Paulo.   O prêmio é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Gestão e tem como objetivo promover práticas inovadoras que se encaixam nas categorias de Larga Escala, Iniciativas Locais, Processos Internos, Políticas Públicas e Linguagem Simples. Na sua última edição de 2024, o Premia Sampa recebeu a inscrição de 204 projetos, envolvendo 36 órgãos da Gestão Municipal e mais de 816 participantes. Entre os projetos que venceram em primeiro lugar em sua categoria estão: Faixa azul, Projeto Lean nas emergências, Isenção de IPTU para aposentados, Rota escolar segura e SOFIA, Solução da fazenda em inteligência artificial. O Premia Sampa tem contribuído para promover projetos relevantes, compartilhar conhecimentos adquiridos ao longo da construção dos trabalhos, reconhecer os servidores engajados em tornar a cidade cada vez melhor e multiplicar experiências bem-sucedidas. Segundo Marcela Arruda, secretária municipal de Gestão, “O Premia Sampa tem como propósito reconhecer iniciativas inovadoras e inspiradoras dos servidores da Prefeitura de São Paulo, valorizando tanto grandes conquistas quanto pequenas ações com potencial, mantendo a motivação e o engajamento”. As inscrições estarão liberadas no site https://premiasampa.prefeitura.sp.gov.br/ e poderão ser realizadas até 06 de fevereiro.

20/01/2026

Calendário de Feriados, Pontos Facultativos e Suspensão de Expediente em 2026 na Cidade de São Paulo

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Gestão, publicou na última terça-feira (23/12) o Decreto nº 64.862/25 que dispõe sobre o funcionamento das repartições públicas municipais da Administração Direta, Autárquica e Fundacional no ano de 2026. Veja as datas a seguir:  Feriados Nacionais, Estaduais e Municipais abaixo:   1 de janeiro - Confraternização Universal   25 de janeiro - Aniversário da Cidade de São Paulo   03 de abril - Paixão de Cristo   21 de abril - Tiradentes   1 de maio - Dia Mundial do Trabalho   4 de junho - Corpus Christi   9 de julho - Data Magna do Estado de São Paulo   7 de setembro - Independência do Brasil   12 de outubro - Nossa Senhora Aparecida - Padroeira do Brasil   2 de novembro - Finados   15 de novembro - Proclamação da República   20 de novembro - Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra   25 de dezembro - Natal   Pontos Facultativos   16 e 17 de fevereiro – Carnaval   18 de fevereiro – Quarta-feira de Cinzas – até às 12h00   30 de outubro -  Comemoração do Dia do Servidor Público (28 de outubro)   24 de dezembro - Véspera de Natal   31 de dezembro - Véspera de Ano Novo   Suspensão de Expediente   20 de abril   05 de junho   10 de julho.   Nos dias considerados como expedientes suspensos, os servidores, estagiários e residentes deverão realizar a compensação das horas não trabalhadas no período compreendido entre os meses de janeiro a novembro de 2026. Nestes dias, os titulares da Administração Direta, Autarquia ou Fundação poderão instituir plantões em caso de necessidade.  Para os dias úteis das duas semanas comemorativas das festas de Natal e fim de ano, os órgãos e entes da Administração Direta, Autárquica e Fundacional organizarão o recesso compensado, mediante a formação de duas turmas de trabalho que se revezarão nas respectivas semanas, devendo o expediente para atendimento ao público obedecer ao horário normal de funcionamento de cada unidade, exceto nas que possuem atividades que não possam ser desenvolvidas com redução de servidores e empregados públicos.  I - semana comemorativa de Natal: período compreendido entre 21 e 25 de dezembro de 2026;   II - semana comemorativa de fim de ano: período compreendido entre 28 de dezembro de 2026 e 1º de janeiro de 2027.   O servidor ou empregado público que estiver em gozo de férias em uma das duas semanas referidas acima, ainda que parcialmente, não poderá participar do recesso compensado.  Conforme estabelece o Decreto nº 59.755, de 14 de setembro de 2020, fica vedada a compensação de jornada nos dias em que o servidor estiver em regime de teletrabalho, devendo as horas de compensação ser cumpridas exclusivamente em dias de trabalho presencial.  Demais informações sobre o funcionamento das repartições públicas, acesse o Decreto nº 64.862/25 seu Anexo 148061891.    CALENDÁRIO CLIC - Na CLIC, você encontra todas essas datas consolidadas em um calendário. Acesse o botão na nossa home - ou clique aqui.        

26/12/2025

Reconhecer, celebrar e avançar! Seminário destaca avanços na Gestão de Pessoas 

Foto: Fernanda Alves, COGEP.    Nesta quinta-feira (11), a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Gestão (SEGES), reuniu servidores e servidoras da área de Recursos Humanos no 17º Seminário de Gestão de Pessoas. Com o tema “Conecta URHs: Reconhecer, celebrar e avançar” o evento promoveu a troca de experiências e a apresentação dos projetos e ações promovidas nas unidades.  Com foco na importância da análise de dados para a gestão de pessoas, o evento contou com a participação de Viviane Lisboa, Coordenadora do Núcleo de Data Analytics, e Eliana Yumi, Gerente de Business Intelligence, da Prodam, que atuaram junto a equipe de SEGES na construção do novo Painel de Gestão de Pessoas. Durante sua palestra, foram apresentadas as etapas para o desenvolvimento da ferramenta.  “Para a ciência comportamental dado é aquilo que você observa e mensura no comportamento humano e ajuda você a entender o que se passa na cabeça daquele grupo ou daquela pessoa que você quer compreender”, disse Joy Britts, PHD em Ciências Comportamentais, durante sua palestra no seminário. CEO do grupo m. EU, ela trouxe reflexões sobre a importância da mensuração de informações para a compreensão das ações e motivações das pessoas.  Durante a tarde, os servidores e servidoras presentes participaram de uma dinâmica de grupo e fizeram a apresentação das ações desenvolvidas durante o ano nas unidades de RH da Prefeitura. Cada unidade recebeu um certificado de reconhecimento aos projetos criados para o fortalecimento da gestão de pessoas. Os servidores e servidoras com acesso a área das URHs da CLIC podem acessar as apresentações do seminário clicando aqui. Atualmente a Prefeitura de São Paulo conta com 90 Unidades de Recursos Humanos, onde mais de 1.900 profissionais atuam na administração da vida funcional dos mais de 227 mil servidores.   Foto: Genivaldo Gomes, COGEP. 

12/12/2025

Prefeitura antecipa remuneração da folha de Dezembro

13º será pago no dia 12/12. Remuneração mensal será antecipada para o dia 19    Neste mês de dezembro os servidores e servidoras da Prefeitura de São Paulo receberão seu 13º salário no próximo dia 12. Além disso, a remuneração mensal será antecipada, sendo realizada no dia 19 de dezembro.  As datas são as mesmas para as pessoas servidoras ativas e aposentadas. Elas poderão acessar seus holerites por meio da Área Privada até dois dias antes das datas informadas. Em caso de dúvidas, consulte sua URH.       

08/12/2025

Leia agora! Manuais de Orientação para o combate ao Assédio Moral e Assédio Sexual

  A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Gestão, lançou dois guias rápidos de orientação para o combate as práticas de assédio, tanto sexual quanto moral.  Os materiais são compostos pela explicação dos dois conceitos e das atitudes que caracterizam a conduta, além das informações sobre os canais de denúncia. A publicação faz parte da política municipal para o combate a esse tipo de crime.  A denúncia de assédio é um passo essencial para a promoção de ambientes de trabalho saudáveis e o fim do ciclo de violência. Se estiver sofrendo assédio ou presenciar alguma atitude de assédio DENUNCIE!    Clique aqui e acesse o Manual de Orientação sobre Assédio Sexual.  Clique aqui e acesse o Manual de Orientação sobre Assédio Moral.    Segundo a Controladoria Geral do Município (CGM), “a lei municipal considera assédio moral todo tipo de ação, gesto ou palavra que atinja, pela repetição, a autoestima e a segurança do indivíduo, fazendo-o duvidar de si e de sua competência, implicando em dano ao ambiente de trabalho, à evolução da carreira profissional ou à estabilidade do vínculo empregatício do(a) funcionário(a)”  A prática de assédio sexual, por sua vez, ocorre “a partir de gestos, palavras, ações ou comportamentos invasivos e inadequados, com conotação sexual, que causem constrangimentos à vítima”.    Canais de atendimento:  A CGM, por meio da sua Ouvidoria Geral do Município (OGM) é o órgão responsável por receber as denúncias, tanto de cidadãos, quanto de servidores e servidoras. Para isso, ela disponibiliza diversos canais de atendimento especializado para o registro das denúncias, oferecendo diferentes formas de contato.  Os atendimentos podem ser realizados por e-mail, Central Telefônica 156; Portal SP156; Aplicativo SP 156; Zap Denúncia (WhatsApp); carta; atendimento presencial (Aqui Tem Ouvidoria) e Canal Especializado da OGM.  Em caso de dúvidas ou para agendamento de denúncia de assédio moral e assédio sexual, entre em contato com Núcleo de Acolhimento de Denúncias (NAD):   - E-mail:  denunciaogm@prefeitura.sp.gov.br   - Telefone: (11) 3337-7125      

01/12/2025

PARTICIPE! Live Novembro Azul - Diálogo sobre a Saúde do Homem

A Secretaria Municipal de Gestão (SEGES) em parceria com o Instituto Lado a Lado pela Vida, irá promover nesta quinta-feira (27/11), das 10h às 12h a live Novembro Azul - Diálogo sobre a Saúde do Homem. O evento poderá ser acessado por meio da plataforma Teams ou da página do Youtube da Secretaria.   O encontro visa promover a conscientização sobre a saúde do homem, com atenção especial para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata.    A importância do diagnóstico precoce   De acordo com o Ministério da Saúde, o câncer de próstata é o segundo mais comum no país. Além disso, dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) apontam que a maior parte desses casos ocorrem em homens a partir dos 55 anos e a estimativa é que o Brasil registre cerca de 72 mil casos entre 2023 e 2025.  A realização do exame para detecção precoce da doença aumenta em 90% as chances de cura (Ministério da Saúde, 2025). Atualmente, o diagnóstico é feito por meio do exame de sangue PSA (Antígeno Prostático Específico) e o toque retal. Caso haja o resultado positivo, o paciente segue para tratamento.  Alguns hábitos podem auxiliar na prevenção da doença, como:   Manter uma alimentação saudável, com uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, e com menos gordura, principalmente as de origem animal;  Praticar atividade física, por no mínimo 30 minutos diários e manter o peso corporal adequado à altura;  Mudanças na rotina, como evitar o consumo de bebidas alcoólicas e o fumo.  Para saber mais site a doença acesse os canais oficiais do SUS ou a página do Ministério da Saúde e consulte seu médico.   

25/11/2025

Assista a live - Como pensar práticas antirracistas nos locais de trabalho?

A Secretaria Municipal de Gestão promoverá na próxima segunda-feira (24/11), das 10h às 12h a live Como pensar práticas antirracistas nos locais de trabalho? O evento será on-line e poderá ser acessado por meio da plataforma Teams   Caso o link da imagem não funcione acesse: https://teams.microsoft.com/meet/29569227794102?p=Dt7fYctKN9AJB1JmN4   #ParaTodosVerem   Arte em degradê de marrom com amarelo. Ao fundo, imagem de mulher negra de turbante sorrindo. Na parte inferior, fotos das duas palestrantes e suas respectivas descrições.   Texto: LIVE - Como pensar práticas antirracistas nos locais de trabalho? 24 NOV - 10h às 12h - on-line PALESTRANTE: Camila Exner: ANS - Terapeuta Ocupacional e Analista da Rede SOMOS na Secretaria Municipal de Gestão PALESTRANTE: Viviane Rosa: AADS - Assistente Social e Analista da Rede SOMOS na Secretaria Municipal de Gestão CLIQUE AQUI E ACESSE O LINK DA TRANSMISSÃO NO TEAMS   No rodapé, logotipo da Prefeitura de São Paulo

17/11/2025