Na segunda-feira (29), o expediente será encerrado às 12h; horas não trabalhadas deverão ser compensadas pelos servidores A Prefeitura de São Paulo publicou nesta quinta-feira (25) a Portaria nº 051, que dispõe sobre as regras do expediente de trabalho nos dias de realização dos jogos da Seleção Brasileira de Futebol na Copa do Mundo FIFA 2026, para os órgãos da Administração Direta, das Autarquias e das Fundações. Na próxima segunda-feira (29), o expediente fica suspenso a partir das 12 horas em razão da realização de jogo da Seleção Brasileira de Futebol na Copa do Mundo. Caso a Seleção Brasileira de Futebol se classifique para a semifinal da Copa do Mundo, o expediente será suspenso às 14 horas do dia 15 de julho de 2026. As horas não trabalhadas nos dias de jogos da seleção brasileira de futebol na Copa do Mundo deverão ser compensadas.
A Prefeitura de São Paulo realizará o pagamento da Bonificação por Resultado (BR) relativa ao ano de 2025 no próximo dia 30 de junho, terça-feira, juntamente com o pagamento dos vencimentos mensais. A medida faz parte das ações de valorização individual e coletiva dos servidores e servidoras municipais, visando reconhecer o alcance dos resultados e melhoria nos serviços oferecidos à população. Instituída pela Lei 17.224/19, a bonificação é paga aos agentes públicos em exercício nos órgãos e nas unidades da administração direta e indireta do Município de São Paulo, incluindo os servidores comissionados, admitidos ou contratados por tempo determinado. Ela constitui um valor eventual, desvinculado dos vencimentos, salários ou subsídios recebidos pelo agente público. O valor individual da BR é composto por vários fatores, que inclui o Índice Individual de Efetivo Exercício, os resultados do Programa de Metas (PdM), as Metas Específicas e o Índice de Integridade de cada Secretaria, e o Índice Orçamentário Global, que corresponde a um fator de ajuste para que os valores fiquem dentro do orçamento disponível de cada ano. Em 2026, o montante global destinado ao pagamento da Bonificação por Resultado é de R$ 265,6 milhões. Para ter direito à bonificação, é necessário ter cumprido o tempo mínimo de dois terços de efetivo exercício do período de avaliação. Importante lembrar que, no caso de a pessoa se encontrar desligada da Administração Municipal durante o período de pagamento da BR, é preciso entrar em contato com a Unidade de Recursos Humanos a que era vinculada para solicitar a Bonificação. | Para consultar a relação das secretarias contempladas e os resultados dos índices que compõem a BR clique aqui. | Para saber mais sobre a Bonificação de Resultados, acesse a página da CLIC específica sobre o tema | Em caso de dúvidas fale com a sua URH
Atenção estagiários e estagiárias! Não sabe como se inscrever no 15º Prêmio Melhores Práticas de Estágio? A Divisão de Gestão de Estágios da Secretaria Municipal de Gestão irá promover, nesta quinta-feira, dia 11 de junho, às 14h a Live Tira Dúvidas, com o objetivo de explicar mais sobre a premiação, a entrega dos projetos e os requisitos e etapas de avaliação. Os interessados em participar deverão acessar o evento por meio da plataforma Microsoft Teams. Durante a live, a equipe responderá as principais dúvidas e também estará com o chat aberto para que os estudantes possam enviar mensagens. Sobre o Prêmio Criado em 2026, o Prêmio Melhores Práticas de Estágio visa reconhecer e premiar as iniciativas idealizadas pelas pessoas estagiárias, que melhorem a qualidade dos serviços prestados à população e que agreguem valor às atividades realizadas na Administração Pública Municipal. O tema deste ano é São Paulo Plural: Incluindo Pessoas, Transformando o Serviço Público e as premiações somam R$ 30 mil. Ao todo, serão quatro ganhadores na categoria individual, com valor total de R$ 10 mil e quatro na modalidade em grupo, somando R$ 20 mil. Os trabalhos devem refletir sobre como a Prefeitura atua no atendimento inclusivo à população, bem como nas demandas internas, apresentadas pelos próprios servidores e servidoras e que contribuem para o fortalecimento de uma gestão pública mais inclusiva e eficiente. Desta forma, o Prêmio tem como objetivo valorizar a pessoa estudante, no desenvolvimento de ações, a partir dos conhecimentos adquiridos na universidade. Os interessados podem fazer a pré-inscrição até 23 de junho. A lista de inscritos será publicada no dia 02 de julho no Diário Oficial da Cidade e os trabalhos devem ser enviados até 04 de agosto. A cerimônia de premiação acontece em 12 de novembro de 2026. | Confira o edital do 15º Prêmio. | Acesse a página e saiba mais sobre a premiação.
Foto: ASCOM/SEGES A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Gestão, anunciou, nesta terça-feira (9), os vencedores e vencedoras do Premia Sampa 2026. A iniciativa reconhece projetos desenvolvidos por pessoas servidoras municipais que contribuem para a modernização da administração pública e para a melhoria dos serviços prestados à população. Nesta edição, foram inscritos 185 projetos distribuídos em cinco categorias: Larga Escala, Iniciativas Locais, Processos Internos, Políticas Públicas e Linguagem Simples. Após avaliação realizada por uma banca técnica composta por servidores e servidoras municipais e pela comissão julgadora composta por especialistas externos, 29 iniciativas foram selecionadas como vencedoras nas cinco categorias. A cerimônia de premiação foi realizada na Sala do Conservatório da Praça das Artes e contou com a presença de autoridades, semifinalistas, patrocinadores e pessoas convidadas. A Secretaria Municipal de Educação foi destaque na edição deste ano, conquistando o primeiro lugar em duas categorias: Larga Escala, com o projeto Avança Saúde Escolar Oftalmologia, e Políticas Públicas, com a iniciativa Olimpíadas Estudantis e InterCEUs: Reestruturação Pós-Pandemia e Consolidação da Política Pública de Esporte Educacional na Rede Municipal de São Paulo (2022–2025). Em Iniciativas Locais, a Tenda PET do SUS, da Vigilância em Saúde e Cuidado Animal em Altas e Baixas Temperaturas, foi premiado em primeiro lugar. Já o vencedor na categoria Processos internos, URBIS, da Secretaria de Planejamento e Eficiência. Por fim, a Central de Informações e Apoio da COGEP – CLIC, da Secretaria Municipal de Gestão, foi a grande vencedora da categoria Linguagem Simples. Os vencedores e vencedoras dos três primeiros lugares receberão bolsas integrais de estudo oferecidas por instituições de referência, entre elas Associação de Educação e Novas Tecnologias Phorte, Fundação Dom Cabral, Fundação Vanzolini, Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) e Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP). Todos os semifinalistas receberam certificado de participação. Confira as iniciativas vencedoras desta edição: Categoria Larga Escala 1º Lugar - Avança Saúde Escolar Oftalmologia – Secretaria Municipal da Educação 2º Lugar - Programa Guardiã Maria da Penha – Secretaria Municipal de Segurança Urbana 3º Lugar - O Novo Prêmio de Desempenho Educacional (PDE): Foco na Evolução das Aprendizagens dos Estudantes - Secretaria Municipal da Educação Categoria Iniciativas Locais 1º Lugar - Tenda PET do SUS – Vigilância em Saúde e Cuidado Animal em Altas e Baixas Temperaturas – Secretaria Municipal da Saúde 2º Lugar - Parque de Tecnologias Sustentáveis - Secretaria Municipal da Educação 3º Lugar - Imprensa Jovem Navegantes e Navegantes TV: Protagonismo e Alfabetização Midiática no Extremo Sul - Secretaria Municipal da Educação Categoria Processos Internos 1º Lugar – URBIS – Secretaria de Planejamento e Eficiência 2º Lugar - SIGPAE – Mediação, Inovação e Transformação Digital na Gestão e Pagamento dos Contratos de Alimentação Escolar - Secretaria Municipal da Educação 3º Lugar - Construção e Implantação do Módulo Ouvidoria SUS na Plataforma SIGRC – Secretaria Municipal da Saúde Categoria Políticas Públicas 1º Lugar - Olimpíadas Estudantis e InterCEUs: Reestruturação Pós-Pandemia e Consolidação da Política Pública de Esporte Educacional na Rede Municipal de São Paulo (2022–2025) - Secretaria Municipal da Educação 2º Lugar - Programa Imprensa Jovem - Secretaria Municipal da Educação 3º Lugar - Prova Saberes e Aprendizagens: Acompanhamento Pedagógico e Planejamento para a Garantia dos Direitos de Aprendizagem. - Secretaria Municipal da Educação Categoria Linguagem simples 1º Lugar - Central de Informações e Apoio da COGEP – CLIC – Secretaria Municipal de Gestão 2º Lugar - Nudges na Alimentação Escolar: Ampliação da Adesão e Redução do Desperdício de Refeições entre Estudantes do 6º ao 9º ano da Rede Municipal de Ensino de São Paulo - Secretaria Municipal da Educação 3º Lugar - Programa de Acreditação, Integridade e Qualidade da Rede de Ouvidorias SUS - Caminho da Qualidade como Política Municipal - Controladoria Geral do Município DESTAQUE CLIC A Central de Informações e Apoio da COGEP, a CLIC foi a grande vencedora na categoria Linguagem Simples desta edição. Criada em 2022, a plataforma surgiu como resposta aos desafios estruturais na gestão de pessoas na Prefeitura de São Paulo, como a descentralização entre os órgãos centrais e setoriais, a alta rotatividade nas Unidades de Recursos Humanos (URHs) e a fragmentação das informações funcionais. Desse modo, por meio de seus textos, tutoriais, guias e manuais, a CLIC auxilia as pessoas servidoras a saberem mais sobre seus direitos e deveres, sobre o que fazer e como fazer. As informações são disponibilizadas de forma didática, objetiva e simples, reunidas de forma organizada, podendo ser acessadas a qualquer momento. Veja o vídeo abaixo e conheça mais sobre a CLIC:
Nesta terça-feira, 9 de junho, às 10 horas, acontece a cerimônia de anúncio dos vencedores e vencedoras do Premia Sampa 2026. O prêmio é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Gestão (SEGES), por meio da Escola Municipal de Administração Pública de São Paulo (EMASP), e tem como objetivo reconhecer práticas que transformam a Prefeitura de São Paulo. | Confira a transmissão ao vivo pelo YouTube.| Confira a transmissão ao vivo pelo Teams.
Entre os dias 01 e 30 de junho, todas as pessoas agentes públicas municipais no exercício de mandatos, cargos, funções ou empregos em órgãos da administração direta e indireta devem realizar a Declaração Anual de Bens e Valores. O informe deve ser feito exclusivamente por meio do Sistema de Registro de Bens dos Agentes Públicos, o SISPATRI, disponibilizado no site da Controladoria Geral do Município (CGM). A exigência da Declaração Anual de Bens e Valores faz parte de uma série de ações para prevenir e combater a corrupção na gestão municipal. Conforme comunicado da CGM, os agentes públicos que realizaram a Declaração do Imposto de Renda 2026, devem importar para o sistema o mesmo arquivo entregue à Receita Federal. Para esses casos, não será aceito o preenchimento manual. Atenção: Conforme o Decreto Nº 59.432/2020, o agente público que não entregar o documento no prazo previsto terá a sua remuneração suspensa e estará sujeito a outras medidas administrativas. Pessoas aposentadas e pensionistas não precisam realizar a Declaração Anual de Bens e Valores. Qualquer dúvida sobre o preenchimento pode ser esclarecida com a Unidade de Recursos Humanos responsável. | Clique aqui e faça sua Declaração de Bens e Valores 2026.
Imagem da poltrona da Sala da CODAE/SME A Secretaria Municipal de Gestão, por meio da Coordenadoria de Bens e Serviços, disponibilizou duas Atas de Registro de Preços (ARP) para aquisição alguns mobiliários e equipamentos para a estruturação das salas do Programa Pontos de Afeto. Todos os itens seguem as normas e orientações da ANVISA e do Ministério da Saúde. A medida tem como objetivo facilitar a criação de novas salas nas dependências de órgãos públicos. Criado em 2022, o programa já conta com 10 salas de apoio à amamentação. Os ambientes oferecem conforto, segurança e privacidade para que as lactantes que estão retornando da licença maternidade, possam fazer a amamentação, extração e armazenamento do leite materno. A ação está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e ao Plano Municipal pela Primeira Infância (2018–2030). Com o serviço da Ata de Registro de Preços a aquisição dos equipamentos e materiais nela descritos pode ser realizada sem a necessidade de uma nova licitação. Os órgãos interessados em utilizar as atas (ARP 008/SEGES-COBES/2026 e ARP 009/SEGES-COBES/2026) podem obter mais orientações sobre o processo de acionamento na página oficial no Portal da Secretaria Municipal de Gestão. Caso necessitem de informações sobre o programa, ou orientações sobre os itens das atas, os responsáveis pelos órgãos podem entrar em contato com a equipe de governança pelo e-mail: pontosdeafeto@prefeitura.sp.gov.br. Como funciona uma Ata? Uma Ata de Registro de Preços traz agilidade ao procedimento de aquisição e contratação de bens e serviços, uma vez que contém o registro formal de preços relativos ao fornecimento de materiais e a prestação de serviços. Assim, o processo de licitação é realizado apenas uma vez, o que gera economia de escala a preços fixos. As ARP’s podem ser utilizadas pelos órgãos integrantes, por meio de consulta ao Departamento de Gestão de Atas e Serviços (DGASS), e por qualquer órgão ou entidade não participante da ata, mas que faça parte da Prefeitura de São Paulo, autarquias, fundações e empresas públicas, sociedades de economia mista e demais entidades controladas direta ou indiretamente pelo Município. Na página da Secretaria Municipal de Gestão, está disponível o Guia de Utilização das Atas de Registro de Preços da Secretaria Municipal de Gestão que reúne orientações sobre como as equipes de compras podem acionar as atas existentes. | Acesse a página para saber mais sobre o Programa Pontos de Afeto. | Acesse a página e conheça todas as Atas de Registro de Preços da Secretaria Municipal de Gestão
Atenção, servidores e servidoras! A Prefeitura de São Paulo reajustará em 3,51% o auxílio-refeição e o vale-alimentação dos servidores e servidoras da Administração Direta. A atualização passa a valer já em maio e integra o conjunto de medidas de valorização do funcionalismo adotadas pela Prefeitura. Os dois benefícios funcionam como apoio direto às despesas com alimentação das pessoas servidoras ativas da Administração Direta. No caso do auxílio-refeição, o valor previsto também vale para os estagiários e estagiárias com jornada de 30 horas semanais, e residentes. Com o reajuste, o auxílio-refeição passa a ser R$31,28 por dia trabalhado. Já os valores do vale- alimentação seguem a tabela de faixas salariais abaixo: FAIXA SALARIAL Valor do Vale-Alimentação até 3 salários-mínimos R$ 750,84 acima de 3 até 5 salários-mínimos R$ 625,70 acima de 5 até 6 salários-mínimos R$ 500,56 acima de 6 até 7 salários-mínimos R$ 375,42 acima de 7 até 10 salários-mínimos R$ 250,26 *Valor do salário-mínimo nacional em 27/05/2026: R$ 1.621. O reajuste dos auxílios acompanha a política de valorização do funcionalismo implementada pela Prefeitura nos últimos anos, ao lado da revisão anual da remuneração e de outras medidas voltadas à vida funcional sancionadas pela Lei n° 18.463/26. Para saber mais sobre as regras do auxílio-refeição e do vale-alimentação, acesse as páginas da CLIC sobre os temas. | Para saber mais sobre a Lei n° 18.463/26 e as medidas de valorização, acesse a matéria completa. | Ainda está com dúvidas? Entre em contato com a sua Unidade de Recursos Humanos (URH).
O tema desta edição é São Paulo Plural: Incluindo Pessoas, Transformando o Serviço Público. Estudantes podem participar em duas categorias, individual e em grupo, com prêmios que somam R$ 30 mil Os estagiários e estagiárias da Prefeitura de São Paulo já podem se inscrever no 15º Prêmio Melhores Práticas de Estágio, ação que reconhece projetos inovadores desenvolvidos no serviço público. O concurso foi idealizado pela Secretaria Municipal de Gestão e dá oportunidade para que as pessoas estagiárias demonstrem suas habilidades aplicadas às suas áreas de atuação. O tema deste ano é São Paulo Plural: Incluindo Pessoas, Transformando o Serviço Público e as premiações somam R$ 30 mil. Serão quatro ganhadores na categoria individual, com valor total de R$ 10 mil e quatro na modalidade em grupo, somando R$ 20 mil. Os trabalhos devem refletir sobre como a Prefeitura atua no atendimento inclusivo à população, bem como nas demandas internas, apresentadas pelos próprios servidores e servidoras e que contribuem para o fortalecimento de uma gestão pública mais inclusiva e eficiente. Desta forma, o Prêmio tem como objetivo valorizar a pessoa estudante, no desenvolvimento de ações, a partir dos conhecimentos adquiridos na universidade. O objetivo da premiação é reconhecer e premiar iniciativas das pessoas estagiárias que melhorem a qualidade dos serviços prestados à população e que agreguem valor às atividades realizadas na Administração. Os interessados podem fazer a pré-inscrição até 23 de junho. A lista de inscritos será publicada no dia 02 de julho no Diário Oficial da Cidade e os trabalhos devem ser enviados até 04 de agosto. A cerimônia de premiação acontece em 12 de novembro de 2026. Prêmios O Prêmio “As Melhores Práticas de Estágio” existe desde 2006 e foi idealizado pela Secretaria Municipal de Gestão, por meio da Coordenação Geral de Estágios da Coordenadoria de Gestão de Pessoas – COGEP. - MODALIDADE INDIVIDUAL: 1º colocado: prêmio de R$ 3.250,00 2º colocado: prêmio de R$ 2.750,00 3º colocado: prêmio de R$ 2.250,00 4º colocado: prêmio de R$ 1.750,00 Valor total da premiação na modalidade individual: R$ 10.000,00. - MODALIDADE EM GRUPO: 1º colocado: prêmio de R$ 6.000, 2º colocado: prêmio de R$ 5.600, 3º colocado: prêmio de R$ 4.400, 4º colocado: prêmio de R$ 4.000. Valor total da premiação na modalidade em grupo: R$ 20.000,00. VALOR TOTAL DAS PREMIAÇÕES DA 15ª EDIÇÃO: R$ 30.000,00 Clique aqui e acesse o edital
A Virada Cultural 2026, realizada pela Prefeitura de São Paulo, acontecerá neste sábado (23) e domingo (24). Com o lema “O Festival dos Festivais”, o evento traz para a cidade um olhar festivo e plural, reunindo diferentes manifestações culturais que alcançam públicos cada vez mais amplos. A programação já possui mais de 1.200 atrações espalhadas pela cidade, com 20 palcos distribuídos pelas zonas Leste, Norte, Sul, Oeste, além do Centro e da Paulista. O evento inclui shows, espetáculos de dança, gastronomia, cinema, bem-estar, oficinas e diversas outras atividades. As atrações contam com nomes como: Seu Jorge, Joelma, Manu Chao, Marina Sena, MV Bill, Thiaguinho, Michel Teló , Raimundos, Black Pantera, Duquesa, Pixote, Tasha e Tracie, Péricles, entre outros. Confira a programação completa aqui. #PraTodosVerem: Card vertical em roxo e verde com um ícone da cidade de São Paulo, com os dizeres ao lado de uma ilustração de um guitarrista: Vem aí a Virada Cultural - o festival dos festivais. 23 e 24 de maio: Seu Jorge, Marina Sena, Thiaguinho, Alexandre Pires, Joelma, Gustavo Mioto, Luiza Sonza, Michel Teló, Péricles, filho do Piseiro, Ton Carfi, Mumuzinho, Sidney Magal, Cassiane, Gaby Amarantos, AJULLIACOSTA, Alaíde Costa e muito mais. Abaixo, um pequeno texto: "Atrações para toda a família. Musica, dança, teatro, museu, literatura e circo. Mais de 1200 artistas, Mais de 20 palcos, Mias de 50 mil câmeras do Smart Sampa e Domingão Tarifa Zero! É de graça" . Em seguida, um player clicável do vídeo da campanha escrito "Clique aqui e confira ao filme da campanha". A peça encerra com o site viradasp.com.br